Há quem diga que, para construir uma história sólida e deixar a sua marca no mundo, é preciso acumular alguns longos anos. Muitas vezes até amargar a difícil espera que é a de alcançar o tão sonhado sucesso. Há quem diga também que a mudança é um processo lento e que requer paciência para adaptação ao novo. Contudo, e não fugirei dos clichês, sempre há exceções.
Há cinco anos Porto Alegre recebia a arena mais moderna do país, além de ser também o maior complexo multiuso da América Latina. Esta passou a ser a casa de um dos maiores clubes de futebol do Brasil e do Mundo e que tem uma torcida enlouquecidamente apaixonada por sua história, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. A partir do dia 8 de dezembro de 2012, iniciou-se um processo de adaptação da torcida com o novo lar gremista.
O medo do novo trouxe incertezas e inseguranças, fazendo com que muitos acreditassem que a Arena não tinha a "alma tricolor" e que levaria anos para alcançar as glórias que um dia o Olímpico Monumental conquistou. Pois em apenas quatro anos de operação, veio o primeiro título de grande visibilidade: a Copa do Brasil. Registramos o público recorde da Arena, mais de 55,3 mil torcedores fazendo pulsar todos os cantos do estádio. Quase um ano depois, a conquista da América com primeiro jogo em casa e uma grande festa acompanhado por milhares de torcedores aqui na sua casa através de uma Fan Fest para ver o tricolor gaúcho levantar a taça de tricampeão da Libertadores.
Meu amigo, são dois títulos importantes em apenas cinco anos de funcionamento. Esse resultado, sem sombra de dúvidas, é uma junção da competência inegável do time e, principalmente, da presença constante e fiel da maior torcida do Rio Grande do Sul. Aliás, são estes mesmos torcedores apaixonados que dão alma e vida ao estádio. Eles são responsáveis pela festa. Trabalhamos constantemente para que o estádio seja visto como a segunda casa do torcedor.
O saudoso Estádio Olímpico Monumental não será esquecido, está eternizado na história do Grêmio. Contudo, a Arena do Grêmio é o futuro de novas conquistas do tricolor. E não tenho dúvidas que sua grama será palco de mais campeonatos, copas, títulos e de muita festa.