Em poucos meses, as críticas esvaíram-se. Vieram os gols e as ótimas atuações, que culminaram em elogios, inclusive de Ernesto Valverde. As palavras do técnico do Barcelona vieram logo após os dois últimos gols do meio-campista saírem, diante do La Coruña, domingo passado, pelo Campeonato Espanhol.
Paulinho chegou a seis gols em 21 partidas realizadas, somando Campeonato Espanhol (15) e Liga dos Campeões (6). Ele foi titular em 11 ocasiões e, mesmo nesta curta trajetória na Catalunha, já igualou o número de gols marcados na frustrante passagem pelo Tottenham em relação à competição nacional — marcou os mesmos seis gols do atual Espanhol em 45 jogos pelo Campeonato Inglês (nas temporadas 2013/14 e 2014/15).
— Paulinho é um jogador que tem gols nele, ele sempre chega na área. Sua força vem chegando do meio de campo, e hoje ele encontrou as redes de novo — elogiou Valverde, no último domingo.
Inegavelmente, Paulinho entrou na onda de críticas, até por parte da imprensa local, muito por ter chegado no nebuloso período em que Neymar deixou o Camp Nou para jogar no Paris Saint-Germain. Por falar no camisa 10, Paulinho também traz outro curioso número na bagagem, este relacionado a Neymar: Paulinho precisou de 15 jogos na La Liga para chegar a seis gols, enquanto Neymar, na temporada passada, só chegou a seis tentos após 18 partidas.
De fato, o faro de gol de Paulinho impressiona. Titular absoluto da Seleção Brasileira, o meio-campista de 30 anos ainda não se firmou como peça essencial do Barça, mas é um dos principais trunfos de Ernesto Valverde, que já está focado para o superclássico diante do Real Madrid, neste sábado, às 10h (de Brasília), no Santiago Bernabéu.
Na casa do arquirrival, em seu primeiro El Clássico, Paulinho terá a oportunidade de ampliar seus números e pavimentar ainda mais rumo à idolatria da torcida culé. Contratado por 40 milhões de euros (R$151 milhões), o camisa 15 está à frente até de Cristiano Ronaldo na artilharia, que soma quatro gols. Nos resta saber como será o duelo de língua portuguesa. E promete.