No sorteio dos grupos da Liga dos Campeões, o Shakhtar Donetsk caiu no mesmo grupo de Manchester City e Napoli, com grande parte dos especialistas apostando que ingleses e italianos avançariam às oitavas de final, pelo belo momento de ambos na temporada. Mas a equipe ucraniana, recheada de brasileiros, agigantou-se, venceu suas três partidas em casa – e uma fora – e se classificou. E chega à próxima fase credenciada, com elogios do próprio técnico dos Citizens, Pepe Guardiola.
A vitória de 2 a 1 do Shakhtar, na Ucrânia, na última quarta-feira, derrubou uma invencibilidade de 22 jogos do Manchester City na temporada. O que fez Guardiola se render ao adversário após o jogo, dizendo que “o Shakhtar tem uma estrutura de jogo fantástica, já tinha feito uma partida excepcional aqui contra o Napoli e conta com ótimos jogadores, como Taison, Marlos e Fred”. E foi uma vitória maiúscula sob os olhares de Tite, técnico da seleção brasileira, que estava no estádio e viu tudo de perto.
Um dos grandes nomes do Shakhtar, Fred comemorou a classificação para as oitavas de final da Liga dos Campeões.
— A fase do nosso time é excelente. Somos líderes do Campeonato Ucraniano e, agora, acabamos de nos classificar na Liga dos Campeões com uma vitória expressiva. Não poderia ter sido melhor. E o professor Tite ainda estava no estádio. Para nós, brasileiros, isso nos motivou ainda mais. Ele estava ali nos vendo e era importante fazer uma grande apresentação. E merecemos a vitória, pois jogamos o tempo inteiro em cima deles. O City vive grande momento, assim como o Gabriel Jesus, e ganhar deles é muito difícil, ainda mais com a invencibilidade que carregavam. Mas conseguimos colocar a bola no chão e fomos inteligentes - afirmou Fred.