O Paris Saint-Germain consolidou sua liderança da Ligue 1 ao golear por 5 a 0 fora de casa o Angers (13º), neste sábado pela 12ª rodada da competição, com dois gols cada do uruguaio Edinson Cavani e de Kylian Mbappé. Os parisienses tiveram que entrar em campo com alguns desfalques, principalmente de Neymar, mas a ausência do brasileiro nem foi notada diante da fragilidade do adversário.
Na tabela, o PSG soma 32 pontos (10 vitórias, 2 empates) e se mantém invicto na temporada, com 4 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Monaco, que goleou por 6 a 0 o Guingamp (13º).
A partida foi resolvida logo no início graças a duas assistências de Daniel Alves, que deixou Mbappé (5 min) e o alemão Julian Draxler (14) cara a cara com o goleiro do Angers para marcar. Cavani ampliou o placar com meia-hora de jogo, aproveitando passe preciso do colega de ataque Mbappé. O astro uruguaio fez seu segundo gol, o quarto do PSG, aos 15 do segundo tempo, finalizando com categoria um rápido contra-ataque.
Mbappé se encarregou de fechar a conta a um minuto do apito final, também em contra-ataque, desta vez em passe do brasileiro Lucas Moura. Com os dois gols marcados, Cavani balançou as redes pela 100ª e 101ª vez no Campeonato Francês em 140 jogos e se aproximou do recorde do clube, que pertence ao sueco Zlatan Ibrahimovic (113).
Na briga pela artilharia da competição, Cavani alcançou o colombiano Radamel Falcao (13 gols), que não jogou neste sábado pelo Monaco devido a uma lesão.
A ausência de seu principal atacante não pareceu afetar os monegascos, que golearam impiedosamente o Guingamp por 6 a 0, gols do argentino Guido Carillo (10, 78), do malinense Adama Traoré (27, 76), do senegalês Keita Baldé (36) e do brasileiro Fabinho (45). Logo atrás do dois primeiros colocados e favoritos ao título aparece o Nantes (3º) do técnico Claudio Ranieri, que venceu por 2 a 1 o Toulouse (12º).
Em outras partidas deste sábado, num duelo entre recém-promovidos, o Troyes (11º) derrotou por 3 a 0 o Strasbourg (18º), enquanto Montpellier (8º) e Amiens (16º) ficaram no 1 a 1.
* AFP