A partir de domingo (12) até o sábado (18) da próxima semana, o Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, será o centro da vela nacional, com a realização de três grandes competições.
O destaque da programação é o Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16, que terá uma regata inaugural no domingo com chegada prevista para as 14h30min na areia da praia de Ipanema.
Os outros dois eventos programados para as águas do Guaíba são o 1º Campeonato Brasileiro Interclubes da Juventude de Vela e o 39º Sul Brasileiro de Optimist. Todos são abertos a visitantes.
Desfile de moda, food truck, música, degustação de cerveja artesanal, espumante e atividades esportivas são algumas das atrações previstas no clube durante a realização das competições. Veja os destaques.
Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16 (Brascat 2017)
A regata de abertura está agendada para o domingo (12), às 14h, com largada em frente às velas em pedra da Ilha do Jangadeiros e chegada na Praia da Ipanema (Avenida Coronel Marcos), em frente ao Ipanema Sports, às 14h30min.
Os velejadores terão de descer dos catamarãs e bater um sino na praia para confirmar a posição de chegada. De segunda-feira (13) a sábado (18), estão previstas 12 regatas (à exceção de quinta-feira, dia de folga), com largada sempre às 14h nos Jangadeiros.
A competição envolverá cerca de 84 velejadores de mais de 10 Estados: Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Campeões brasileiros e mundiais da classe já estão na capital gaúcha.
Pela primeira vez no Brasil, o campeonato terá um tripulante paralímpico. A iniciativa do velejador Ricardo Arantes Dubeux tem o objetivo de criar uma modalidade náutica de inclusão social.
Os principais nomes na disputa:
– O gaúcho Mario Dubeux e Karoline Bauermann, dupla anfitriã do nacional, que no final de outubro conquistou o título de campeã gaúcha de Hobie Cat 16 (ele é também presidente da Associação Brasileira de Hobie Cat)
– O gaúcho Lawson Beltrame, vice-campeão Estadual de Hobie Cat 16
– Claudio Teixeira e Bruno Oliveira, atuais campeões brasileiros de Hobie Cat 16
– Claudio Cardoso e Mequias Queiroz (Claudio foi duas vezes campeão mundial)
– O catarinense Ricardo Halla, campeão sul Brasileiro do Hobie Cat 16
– Luiz Gonzaga Machado e Eluísio Biancardi (campeão mundial master em 2000)
atleta Ricardo Dubeux (3º lugar no Mundial de 97) estará competindo ao lado do atleta paralímpico gaúcho Rafael Correa (foi campeão brasileiro paraolímpico na classe 2.4).
RS tem o maior número de velejadores
O Rio Grande do Sul é o Estado com maior número de velejadores desta classe no Brasil, com cerca de 40 atletas, fator que contribuiu para que o campeonato voltasse a ocorrer em águas gaúchas.
– Nós conseguimos montar um grupo que une os clubes náuticos de Porto Alegre e que integra os velejadores e suas famílias. É o que têm nos diferenciado – afirma Dubeux
1º Brasileiro Interclubes da Juventude de Vela
O 1º Campeonato Brasileiro da Juventude vai de terça-feira (14) a sexta-feira (17), com regatas a partir das 14h e organização conjunta da CBVela, Comitê Brasileiro de Clubes e o Clube dos Jangadeiros, nas raias do Guaíba.
A competição reunirá atletas de até 19 anos, com disputa nas classes: RS:X (Masc. e Fem.), Laser Radial (Masc. e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), 29er (Masc. e Fem.), Nacra 15 (Aberto), Optimist (Masc. e Fem.) e Hobie Cat 16 (Masc e Fem).
Além do Jangadeiros, já confirmaram presenças o clubes como o Veleiros do Sul, Yacht Clube Santo Amaro (São Paulo), Iate Clube de Brasilia, Cabanga Iate Clube (Pernambuco), Iate Clube Santa Catarina, Iate Clube do Rio de Janeiro, Iate Clube Espirito Santo e Yacht Club Ilha Bela.
O Brasileiro Interclubes da Juventude entra em 2017 na programação anual da modalidade neste ciclo olímpico dos Jogos Tóquio 2020. O campeonato serve como preparação para os velejadores que vão disputar o Mundial da Juventude, em Sanya, na China, em dezembro.
39º Sul-brasileiro de Optimist
O campeonato começa na quarta-feira (15) e vai até sexta-feira (17). Estão previstas 10 regatas na categoria veteranos e seis na categoria estreantes, uma média de três por dia.
A saída será na baía da Tristeza e o percurso a ser utilizado será o trapezoidal, tradicional da categoria. Além da premiação individual, haverá também um reconhecimento do melhor Estado e da melhor flotilha do campeonato.