A partir desta quinta-feira (23) até domingo, Porto Alegre será palco da primeira edição do Campeonato Jovens Talentos de Remo.
Organizado pela Confederação Brasileira de Remo (CBR) com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e do Grêmio Náutico União, o torneio na Ilha do Pavão será voltado para atletas entre 14 e 18 anos.
– Com torneios para essa faixa etária estaremos estimulando as competições de formação, incentivando o crescimento da base do remo nacional como um todo _ destaca Marcello Varriale, coordenador técnico da CBR e membro da comissão de competição da Federação Internacional de Remo (Fisa), além de coordenador do Departamento de Remo do GNU.
Segundo o técnico, em países com tradições no remo é comum a realização de regatas reunindo milhares de pessoas e que superam mil inscrições, mesmo nesta faixa etária, que é de atletas em começo de carreira.
A partir de 2018, o Jovens Talentos terá duas edições por ano até 2020, podendo ser estendido. Já nesta primeira edição a competição é homologada pelo calendário nacional e, a partir da próxima etapa, prevista para abril, passará a integrar, também o calendário da Fisa.
Com 190 guarnições inscritas, os participantes são provenientes, além do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará, Pernambuco e Rio Grande Norte. Além disso, uma equipe do Chile participará do evento.
As provas começam a partir das 15h30min. Na sexta-feira, às 9h30min, ocorrerá a cerimônia de abertura com a participação do medalhista mundial e remador olímpico William Giaretton. O torneio tem entrada franca para o público em geral.