Os atletas do Grêmio Náutico União (GNU) Willian Giaretton e Xavier Maggi conquistaram nesta sexta-feira (29) uma medalha histórica para o Brasil.
A dupla ganhou o bronze no Campeonato Mundial de Remo, em Sarasota (Estados Unidos), na prova de Dois Sem Peso Leve. Esta é a primeira vez que o país conquista uma medalha no masculino.
Em 2011, Fabiane Beltrame foi campeã na prova de Single Skiff e era, até então, a única medalha do país em Mundiais. Mas, nesta sexta-feira, com o tempo de 6min35s30, os remadores do GNU entraram para a história do remo brasileiro com a conquista.
– Fizemos uma prova bastante estratégica, buscando posições na segunda metade do percurso. A estratégia foi correta, dos 1000 aos 1500 metros tivemos a melhor parcial e passamos para segundo colocados. Na chegada à Itália reagiu novamente e retomou o segundo lugar – explicou o técnico da seleção e do GNU Marcello Varriale. Segundo o treinador, o forte calor tem tornado as provas bastante "duras" na competição, sendo um fator determinante na escolha da estratégia de cada equipe.
O catarinense William e o espanhol naturalizado brasileiro Xavier iniciaram no campeonato conquistando a primeira posição na bateria 2 das eliminatórias de domingo (24). Na final A, os brasileiros ficaram com a terceira colocação, um segundo atrás do barco italiano, após uma disputa metro a metro pelo segundo lugar.
O Brasil também conquistou um ouro no Double Skiff Misto, com a dupla Diana Barcelos e Jairo Klug.
Diana e Jairo estrearam no Mundial com uma prova de exibição, disputada na terça-feira (26O. A categoria contava com seis barcos inscritos, por isso apenas a prova final valeria no resultado oficial.
Na quinta (27), uma segunda disputa preliminar foi realizada, com a dupla brasileira terminando na segunda posição. Na final A, disputada na sexta, Diana e Jairo cruzaram a linha de chegada com 6 segundos de vantagem.