O gaúcho Fernando Ponte conquistou no sábado (18), o título do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas. A prova final foi realizada na Base Naval de Aratu, na praia de Inema, na Bahia, e o nadador do Grêmio Náutico União terminou os 5 km em terceiro lugar, com 57min12seg, o que lhe garantiu a inédita conquista.
Vice-campeão mundial por equipes em 2015, o baiano Allan do Carmo venceu a prova com 57min09seg, com Victor Colonese chegando dois segundos depois.
Com estes resultados, Fernando Ponte somou 192 pontos nas seis etapas do campeonato, enquanto Colonese fez 177 e do Carmo 143 pontos.
Na disputa feminina, a baiana Ana Marcela Cunha confirmou o favoritismo e manteve os 100% de aproveitamento na temporada. Três nadadoras do União chegaram na sequência: Viviane Jungblut, Gabriela Cordeiro Ferreira e Viviane Jungblut.
Ana Marcela levou o título com 22 pontos, 40 a mais que Viviane. Betina terminou com 157 e Gabriela marcou 134 pontos nas seis etapas.
Entre as equipes, o Grêmio Náutico União sagrou-se campeão com 1.169 pontos. Completando o pódio os paulistas Associação Santa Cecília de Esportes e o Clube Esperia, com 508 e 481 pontos, respectivamente.
Treinador campeão pelo GNU, Christiano Klaser fez um balanço extremamente positivo de seu clube ao longo da temporada.
— Tivemos a última etapa do Campeonato Brasileiro e o Grêmio Náutico União sagrou-se campeão. Estamos muito orgulhosos de disputar esse circuito aqui em Inema. Foi um ano importante na Maratona para o União, conseguimos colocar três atletas no Mundial de Budapeste e a coroa final foi aqui na praia de Inema. Agora é trabalhar para os próximos anos, mirar 2020 e tentar fazer o melhor trabalho possível. É uma nova fase na natação brasileira, novas pessoas estão vindo, e estamos trabalhando juntos nisso.