O espanhol Rafael Nadal já se garantiu no topo do ranking mundial até o fim da temporada, mas nesta sexta-feira anunciou quenão vai mais jogar o Masters 1000 de Paris por conta de uma lesão no joelho direito. O líder do circuito ATP comunicou a decisão pouco antes das quartas de final da competição, contra o adversário sérvio Filip Krajinovic.
O atleta vai encarar o americano John Isner, que superou o argentino Juan Martín del Potro. Na outra semifinal, o francês Julien Benneteau eliminou o croata Marin Cilic por 7-6 (7/5) e 7-5. Mas a grande notícia foi o abandono de Nadal.
— Ontem a dor era muito forte, mas não era o momento de parar. Segui um tratamento ontem para tentar jogar hoje, mas infelizmente não é possível. No estado em que estou não me vejo jogando mais três jogos — indicou Nadal em coletiva de imprensa, sobre a possibilidade de jogar uma eventual final no domingo. — É um dia triste para mim — acrescentou o espanhol diminuindo a importância da dor: "acontece simplesmente porque o ano foi longo e joguei muitos jogos.
Nadal havia renunciado disputar o Torneio da Basileia para descansar, depois de participar da longa turnê asiática que terminou com dores no joelho direito. Na quarta-feira, venceu o uruguaio Pablo Cuevas pela segunda fase do torneio de Paris com parciais 6-3, 6-7 (5/7) e 6-3.
Se o estado físico permitir, Nadal e Federer encerrarão a temporada no ATP Finals disputado entre os dias 12 e 19 de novembro em Londres, que reúne os oito melhores tenistas do ano.
— Seguirei meu tratamento e farei tudo o que seja possível para jogar em Londres, mas não posso falar agora — indicou Nadal nesta sexta.
Mais tarde, o argentino Juan Martín Del Potro foi eliminado pelo americano John Isner ao ser derrotado por 6-4, 6-7 (5/7) e 6-4.
O último Masters 1000 da temporada não conta com as presenças de Roger Federer, Andy Murray, Novak Djokovic e Stan Wawrinka.