O Borussia cultiva o pensamento positivo. Antes da visita ao Stuttgart nesta sexta-feira (17), pela 12ª rodada do Campeonato Alemão, o clube de Dortmund, terceiro colocado e em plena crise de resultados, se mostrou otimista através de seu técnico e presidente.
— O optimismo está aqui, dentro de mim — afirmou o técnico Peter Bosz. — Conseguimos treinar muito bem durante a parada da data Fifa — completou.
Dentro de campo, o Borussia só conseguiu uma vitória nas últimas sete partidas, e este triunfo veio na Copa da Alemanha contra uma equipe da terceira divisão.
No Campeonato Alemão, o clube acumula três derrotas e um empate. Líder da competição com cinco pontos de vantagem em 1º de outubro, o Borussia viu o Bayern de Munique tirar o atraso desde então. Atualmente, os bávaros têm 6 pontos a mais.
Na Liga dos Campeões o Borussia está virtualmente eliminado da fase de grupos, após duas derrotas contra Tottenham e Real Madrid e dois empates com o modesto Apoel Nicósia.
Nesta sexta-feira, o Borussia encara o Stuttgart (12º) e depois mede forças com Tottenham e Schalke.
— Três testes de verdade — escreveu nesta quinta-feira a revista Kicker.
Esta situação, que em outros clubes teria feito o alarme tocar, não provoca maior preocupação no Borussia. Uma mudança de treinador?
— Isso seria completamente aberrante — garantiu o presidente do clube, Hans-Joachim Watzke.
— Ninguém pensa em outra coisa que não seja a equipe. Mas neste momento nos falta um pouco de confiança — analisou o goleiro suíço Roman Burki.
Apesar do positivismo que impera no clube, o craque da equipe, o atacante gabonês Pierre-Emerick Aubameyang recebeu uma punição por "motivos disciplinares" nesta quinta-feira e não enfrentará o Stuttgart.
Autor de 10 gols nos 10 primeiras rodadas, mas sem balançar as redes há três jogos, Aubameyang já havia sido punido no ano passado por uma viagem não autorizada a Milão.
O líder Bayern de Munique atravessa momento radicalmente oposto. Desde a demissão do técnico Carlo Ancelotti, substituído por Jupp Heynckes, o gigante bávaro soma sete vitórias consecutivas, quatro delas na Bundesliga.
No sábado, contra o Augsburg (10º) no clássico da Baviera, o Bayern terá uma oportunidade de ouro para dar sequência à ótima fase e aumentar a vantagem de quatro pontos sobre perseguidor mais próximo, o RB Leipzig (2º), que terá um difícil duelo fora de casa contra o tradicional Bayer Leverkusen (9º).
* AFP