Por conta de uma lesão no amistoso entre Argentina e Nigéria, cujo resultado foi uma derrota por 4 a 2, Mascherano desfalcará o Barcelona por até quatro semanas. De acordo com o clube blaugrana, o zagueiro/meio-campista foi diagnosticado com uma lesão muscular na coxa direita.
Mascherano foi titular nos últimos jogos da Argentina em 2017, diante de Rússia e Nigéria, ambos no país-sede da Copa do Mundo de 2018. Ele atuou durante 90 minutos nos testes e, em relação ao último, afirmou que os nigerianos "passaram por cima" — a Argentina, cabe destacar, estava vencendo por 2 a 0, mas sofreu a virada de forma surpreendente.
— Fizemos uma boa primeira etapa, mas na segunda não fomos tão intensos como eles, que têm uma equipe fisicamente muito forte. Eles passaram por cima — disse Mascherano.
Mascherano se junta a Sergi Roberto, André Gomes, Rafinha e Dembélé no departamento médico do Barcelona. O quinteto ficará de fora do próximo compromisso dos Blaugranas, que será diante do Leganés, neste sábado, pelo Campeonato Espanhol — onde o time de Ernesto Valverde lidera.