A polêmica sobre as datas das semifinais da Liga Gaúcha de futsal teve um novo capítulo nesta segunda-feira, dia do jogo de volta entre Assoeva e ACBF. O clube de Carlos Barbosa emitiu uma nota comunicando sua posição a respeito do jogo, reclamado pela equipe de Venâncio Aires pelo curto espaço de tempo entre as partidas em meio à decisão da Liga Nacional de Futsal.
Em contato com Zero Hora, o gestor da ACBF, Francis Berté, declarou:
— Propusemos novas datas, mas a Assoeva não aceitou. Só queríamos deixar claro com a nota que não estamos contra o futsal gaúcho. Pelo contrário: torcemos pela Assoeva na final da Liga Nacional.
Veja a íntegra da nota da ACBF:
Em virtude das notícias divulgadas sobre a alteração da data do jogo de volta da semifinal da Liga Gaúcha de Futsal 2017, a Associação Carlos Barbosa de Futsal esclarece:
A diretoria da ACBF lamenta que informações equivocadas a respeito das datas sejam divulgadas. O futsal em Carlos Barbosa é pautado pelo bom senso e também pela responsabilidade de seus dirigentes ao assumir os compromissos. A experiência de ter disputado oito finais da Liga Nacional de Futsal nos dá a dimensão do que é realizar e participar deste evento, impar do nosso esporte.
A ACBF propôs que as partidas contra a Assoeva ocorressem nos dias 15/11 e 20/11, aproveitando o intervalo da LNF. Inclusive, tais datas foram propostas, pois havia a possibilidade de a Assoeva avançar para a final da LNF. Assim, não conflitaria com a decisão mais importante do futsal brasileiro.
Porém, a diretoria da Assoeva rejeitou a ideia e impôs as novas datas: 20 e 23 de novembro. A alegação era de que precisava recuperar os atletas. A ACBF acatou o desejo do adversário. No entanto, a Assoeva garantiu a classificação na LNF e solicitou a antecipação da final da competição nacional para o dia 25. Ao mesmo tempo, a diretoria de Venâncio Aires voltou a pedir a troca de datas da semifinal da Liga Gaúcha para 20 e 28 de novembro. A ACBF aceitou mais uma vez, mas pediu para que a volta ocorresse no dia 27, em virtude de uma ação com patrocinadores, que está agendada há semanas.
Lembrando que ainda há do outro lado a equipe do Atlântico, que se prepara para a decisão e está há quase um mês sem jogar.
Com as datas definidas, a diretoria e comissão técnica da ACBF trataram de agilizar a logística, tais como treinos, concentração e hotel.
Cabe lembrar que, em anos anteriores, como em 2015, por exemplo, a ACBF disputou as decisões da LNF em meio às semifinais do Estadual, sem nenhuma interrupção do Estadual.
A ACBF sempre procurou manter o diálogo com a Assoeva para que a melhor decisão para ambos os lados. A diretoria laranja espera que as equipes façam em quadra, nesta segunda-feira, 27, um jogo digno de um clássico gaúcho.