O lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, está sendo acusado pela Receita Federal espanhola por crimes fiscais. O atleta brasileiro não teria regularizado os seus vencimentos de direito de imagens em 2013 e, mesmo tendo pago uma multa na primeira investigação, a Agência Tributária reabriu o caso devido a uma irregularidade na forma de quitação feita pelo jogador em 2015.
Segundo as informações do diário "El Mundo", a regularização de impostos sobre rendimentos de direitos de imagem de 2013 deveria ter sido quitada como pessoa física. Porém, o após a investigação em 20115, Marcelo realizou o pagamento através de uma empresa em seu nome. O que configurou a irregularidade. Na época, o jogador pagou 400 mil euros (cerca de R$ 1,48 milhões).
Ainda segundo o veículo espanhol, o caso ainda está sob avaliação para que a denúncia se transforme numa ação judicial. Além do brasileiro, o zagueiro português Ricardo Carvalho, que também jogou no clube madrilenho, é outro que está sendo investigado. Mas, o atleta fez um acordo prévio em que aceitou parte da acusação, o que pode transformar sua pena em multa em vez de condenação a prisão.
O atual técnico do Manchester United, o português José Mourinho, também passou pela mesma investigação que o brasileiro. Depois de quitar um débito de 3,3 milhões de euros (cerca de R$ 12,21 milhões) sobre rendimentos declarados entre 2011 e 2012, quando treinava o Real Madrid, teve o processo reaberto.