A Chapecoense divulgou o valor que cada uma das 68 famílias das vítimas do acidente aéreo na Colômbia receberá: R$ 11.010,00. O dinheiro foi arrecadado com os jogos no exterior na metade deste ano, além de uma doação da Liga Japonesa de Futebol (J-League) – já estão deduzidos o imposto de doação (ITCMD). O valor líquido total chegou a R$ 748.720,93.
O clube divulgou os valores nesta sexta-feira (6). O clube recebeu o dinheiro pela participação mas partidas contra o Barcelona, pela Taça Joan Gamper, o amistoso diante da Roma, prêmio pelo vice-campeonato na Copa Suruga, no Japão, e uma doação da J-League.
Os valores foram apresentados a familiares e também à Associação Brasileira das Vítimas do Acidente com Chapecoense (Abravic) e à Associação das Famílias e Amigos das Vítimas do Voo da Chapecoense (AFAV-C), entidades formadas para intermediar as tratativas com o clube. A partilha será feita entre 64 que morreram e quatro sobrevenientes – não estão nesta lista os estrangeiros. No total, 71 pessoas morreram na tragédia com o avião da LaMia, na Colômbia, em novembro do ano passado.
Confira na imagem abaixo divulgada pela direção da Chape os valores de cada participação do time no exterior.
De acordo com nota divulgada pela Chapecoense, os valores "destinados aos familiares representam 50% do montante total recebido pelo clube. A outra metade será destinada para ajudar a reconstrução da Associação Chapecoense de Futebol". Além disso, o clube espera por recursos referentes à cota de participação na Copa Suruga, que ainda demandam de questões burocráticas para serem efetivados. Esses valores também serão destinados aos familiares.
A tragédia com o avião que levava a Chapecoense para a decisão da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, na Colômbia, aconteceu em 29 de novembro de 2016.