Antônio Carlos Zago foi demitido do Inter, mas está em uma final nacional. Depois de colocar o Fortaleza na Série B de 2018, agora, o ex-treinador colorado tentará o título. O Fortaleza de Zago avançou à decisão com um empate por 2 a 2, conquistado no último minuto, em cima do Sampaio Corrêa, no Maranhão. Já os alagoanos acabaram derrotas pelo São Bento por 1 a 0, em casa, no Estádio Rei Pelé, por causa de um gol sofrido lance derradeiro do confronto. Nos pênaltis, porém, o CSA venceu por 4 a 2 pôde fazer a festa de seus torcedores.
Depois de 18 partidas na fase de grupos e as emoções a flor da pele das fases de quartas de final e semifinais, foi conhecida nos dois últimos dias (sexta e sábado) quem fará a grande final da terceira divisão do Campeonato Brasileiro, comumente chamado de Série C.
E a festa não poderia ser melhor analisada e esmiuçada em se tratando do duelo entre CSA e Fortaleza do que justamente no dia 8 de outubro, considerado como a data que celebra o Dia do Nordestino.
Já garantidos em 2018 na segunda divisão, os adversários da finalíssima são “velhos conhecidos” dentro da competição por estarem no Grupo A da fase de classificação e terem já duelado duas vezes no ano. Até aqui, o saldo é favorável aos alagoanos que, enquanto venceram jogando em Maceió por 1 a 0, conseguiram arrancar um empate em Fortaleza no returno por 1 a 1.
Quando analisados os números em geral até aqui na Série C, o clube da capital de Alagoas também tem vantagem, tendo duas vitórias a mais, três derrotas a menos e cinco gols sofridos a menos, sendo a equipe que menos perdeu e a melhor defesa do torneio.
Confira os números de CSA x Fortaleza
CSA
-11 vitórias, oito empates e três derrotas, marcando 25 gols e sofrendo 13, somando um saldo positivo de 12;
-Passou na primeira fase em segundo lugar do Grupo A;
-Para chegar a final, eliminou a Tombense vencendo os dois jogos (2 a 0 em MG e 1 a 0 em AL) nas quartas e, nas penalidades, passou pelo São Bento ganhando o primeiro jogo e perdendo o segundo, ambos pela vantagem mínima: 1 a 0.
Fortaleza
-Nove triunfos, sete empates e seis reveses, fazendo a festa da torcida também em 25 oportunidades e indo buscar a bola em suas redes em outras 18 vezes, tendo o saldo positivo de sete;
-Foi terceiro colocado na mesma chave do CSA;
-Não precisou das penalidades nem contra Tupi (vitória por 2 a 0 em casa e derrota como visitante por 1 a 0) nem contra o Sampaio Corrêa, tendo ganhado dos maranhenses por 1 a 0 no Ceará e empatado em 2 a 2 atuando na cidade de São Luis.