Começa nesta sexta-feira, às 21h, o Torneio Mercosul de polo aquático, em Porto Alegre. Equipes do Sul do Brasil e do Uruguai disputarão a competição até domingo, no Parque Esportivo da PUCRS, com entrada franca. Esta é a segunda etapa do circuito, que já passou por Curitiba e deverá ter outras etapas em Punta del Este e em Florianópolis ainda este ano.
Participam da disputa o atual campeão Curitibano (PR) defende o título da etapa anterior, vencida em casa, contra o Club Atletico Olimpia (Uruguai), Floripa (SC), Rio do Sul (SC) e dois times do Polo Sul (RS), clube que promove o campeonato. Para o capitão da equipe gaúcha, Márcio Campos, o evento é fundamental para marcar uma nova era do esporte no Estado:
— Entendemos que, para desenvolver o polo aquático, temos que investir desde a base, envolvendo os praticantes em eventos grandiosos como este. Por isso, buscamos apoio da Abapa, da qual o Polo Sul faz parte, e recebemos uma aceitação enorme de importantes patrocinadores que viabilizaram o torneio. Será um fim de semana de festa e integração entre centenas de pessoas de estilos e culturas diferentes, dentro e fora da água.
O torneio tem o apoio da Abapa (Associação Brasileira dos Atletas de Polo Aquático), entidade que reúne profissionais do esporte no auxílio ao desenvolvimento do polo aquático, e da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), que disponibilizará seu quadro de arbitragem. Na manhã do sábado, a partir das 9h, será realizada uma clínica de arbitragem aberta para todos os interessados.
Entre os apoiadores, o Torneio Mercosul terá o patrocínio da Organique Energy Drink, Lexsis Sistemas e Maxicolor.