![US athlete Justin Gatlin reacts after winning the final of the mens 100m athletics event at the 2017 IAAF World Championships at the London Stadium in London on August 5, 2017. / AFP PHOTO / Jewel SAMAD US athlete Justin Gatlin reacts after winning the final of the mens 100m athletics event at the 2017 IAAF World Championships at the London Stadium in London on August 5, 2017. / AFP PHOTO / Jewel SAMAD](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/23712596.jpg?w=700)
O Rio de Janeiro será palco da 5ª edição do Desafio Mano a Mano neste fim de semana (30 de setembro e 1º de outubro). O evento promete agitar o Jockey Club Brasileiro com uma pista de corrida montada na área conhecida como "Peão do prado" (no meio da pista dos cavalos).
No masculino, o americano Justin Gatlin, atual campeão do Desafio e o velocista que desbancou Usain Bolt em sua despedida das pistas, no Mundial de Atletisto de Londres, é o homem a ser batido.
– Estou muito animado em participar pela segunda vez do Mano Mano. Tenho certeza que a torcida viverá muitas emoções nesse grande evento. Convido aos moradores da cidade para a torcida. Será uma arena incrível e uma prova muito rápida – disse o campeão mundial dos 100m.
Entre as mulheres, Rosângela Santos, primeira brasileira a correr abaixo de 11 segundos (10s91) nos 100m, é o principal nome da prova.
Já na categoria paraolímpica, destaque para o atleta que foi ouro nos Jogos Rio 2016, o paraibano Petrucio Ferreira.
Disputas no Masculino
Aos 35 anos, o americano Justin Gatlin, que em agosto superou Usain Bolt na final dos 100m no Mundial de Londres, busca o bicampeonato do evento. Isiah Young, também dos Estados Unidos, também está confirmado na prova.
Além dele, dois brasileiros serão definidos em uma classificatória com alguns dos melhores velocistas do país: Paulo André de Oliveira, Bruno Lins, Derick de Souza Silva e Luis Gabriel Pereira da Silva.
Disputas no feminino
Rosângela Santos, atual recordista sul-americana nos 100m (10s91), promete dar trabalho às suas adversárias. Em excelente fase, a brasileira brigará pelo tetracampeonato. As outras duas vagas na final serão preenchidas após a disputa do qualificatório, no sábado, entre as também brasileiras: Evelyn dos Santos, Franciela Krasucki, Geisa Coutinho e Andressa Fidelis.
Disputa no Paraolímpico
O velocista Petrucio Ferreira, atual campeão mundial e ouro nos Jogos do Rio 2016 dos 100m T45-47 está confirmado na categoria paralímpica. O paraibano de 20 anos lutará pela hegemonia na prova mais rápida do atletismo, ao lado dos mesmos adversários dos Jogos Paraolímpicos e do Mundial de Atletismo.
No Mundial de Atletismo de Londres, Petrucio garantiu o ouro nos 100m e faturou o recorde mundial com 10s53. Outro brasileiro, Yohansson Nascimento fechou a prova na segunda colocação (10s80), garantindo a prata e a dobradinha no pódio. O terceiro lugar ficou com o polonês Michal Derus, com 10s81.
Nos outros anos, a disputa paraolímpica no Mano a Mano era realizada com atletas da classe T43-44 (para amputados de membros inferiores). Esse ano será a estreia da classe T45-47, que conta com velocistas amputados de membros superiores.
Desafio Mano a Mano
Local: Jockey Club Brasileiro, Rio de Janeiro
Sábado (30): eliminatórias feminina e masculina
Domingo (1º): finais masculina, feminina e paraolímpica
Horário: a partir das 9h