Após quatro rodadas do segundo turno no Campeonato Brasileiro, a competição está totalmente em aberto. Apesar da vantagem do Corinthians para o segundo colocado ser de 7 pontos, o rendimento nas duas últimas atuações e as duas derrotas consecutivas, para Atlético-GO e Santos, deixaram os adversários confiantes de uma queda ainda maior da equipe paulista.
Na briga para escapar da segunda divisão do campeonato nacional, são nove equipes na luta para fugir da zona da degola. Entre eles, o São Paulo, vice-lanterna da competição, se complica cada vez mais na competição, o empate contra a Ponte Preta, na última rodada, após estar vencendo por 2 a 0, externou problemas de relacionamento entre os jogadores.
Já na briga pelas 6 vagas para a disputa da Libertadores, três clubes estão cada vez mais perto de garantir presença na competição continental de 2018 e sete equipes lutam para garantir um lugar nas três cadeiras que ainda restam.
Tirando o Atlético-MG, que está no meio da tabela, a 4 pontos da zona do rebaixamento e do G6, todos os times estão na briga por algo na competição. Seja título, vaga para libertadores ou para escapar do descenso.
Veja as brigas em aberto no Campeonato Brasileiro de 2017:
Título: Corinthians (50), Grêmio (43), Santos (41)
Libertadores: Palmeiras (37), Flamengo (35), Cruzeiro (34), Botafogo (34), Vasco (31), Atlético-PR (31) e Fluminense (31)
Rebaixamento: Sport (29), Ponte Preta (28), Bahia (27), Coritiba (27), Vitória (26), Chapecoense (25), São Paulo (24) e Atlético-GO (19)
Não briga por nada: Atlético-MG (30)
Segundo as projeções atuais, quem chegar aos 82 pontos será o campeão brasileiro. Para garantir a vaga na Libertadores, serão necessários 56 pontos. E, para escapar do rebaixamento à Série B, os times precisam atingir a marca dos 45 pontos. Lembrando que 45 pontos ainda estão em disputa.