Quando se fala em Rally dos Sertões, pelo menos dois caxienses estão no hall dos campeões gerais do maior rali do país. Campeão dos carros em 2006 e várias vezes na categoria protótipos, o navegador Rafael Capoani vai para o 15º desafio no Sertão do Brasil. Um dos favoritos ao título na parceria com o piloto Sylvio de Barros, da equipe Mini X-Raid, Capoani busca o bicampeonato. A mesma conquista que o piloto de moto Gregorio Caselani, da Honda Racing, sonha para este agosto de 2017, em sua quinta participação. A competição, que inicia no próximo sábado e vai até dia 26, parte de Goiânia (GO) com destino final em Bonito (MS).
– Até 2012, eu corria na equipe do João Franciosi (gaúcho de Casca e radicado na Bahia) e era uma espécie de Mad Max, porque a gente tinha que fazer de tudo, não era só correr. Depois, fomos para a Mitsubishi e aí passamos ao padrão top. A Mini/X-Raid, meu Deus do céu, é uma equipe de ponta e sempre entramos como favoritos. Nossos principais concorrentes são Guilherme Spinelli e Yosseff Haddad, com um Mini, a dupla Cristian Baumgart e Beco Andreotti, da Ranger, o carro do Marcos Baumgart e o carro do Reinaldo Varela, importados também. Na verdade, são cinco carros fortes, que numa especial de 300 km botam 40 minutos sobre o sexto colocado. Não tem como os carros nacionais andarem juntos – diz Capoani, 40 anos, que tem como grandes fãs as filhas Laura e Isabella.
Nas motos, Caselani chega como favorito. Atual campeão geral da categoria (edição 2016), o caxiense tem como desafiantes diretos os próprios companheiros da equipe Honda, como o experiente Jean Azevedo, hexacampeão do Rally dos Sertões. Mas ele também está de olho em pelo menos um piloto de outra equipe.
– Somos em quatro pilotos na Honda, mas um se machucou e vamos em três. Um dos principais concorrentes é o Ricardo Martins, da Yamaha. Quando o Rally dos Sertões era etapa mundial, três estrangeiros venceram a prova, mas agora eles não vêm mais – conta Caselani, 30, que colocou no capacete os nomes das filhas Helena e Beatriz, e também dos sobrinhos Lorenzo, Maria Antonia e Henrique.
Outros caxienses
Os navegadores Alexandre Rech, da categoria Graduados, e Alessander Soares, na Turismo, ambos da equipe Trancos & Barrancos/Reiko/Trilha-SC, também vão participar da 25ª edição do Rally dos Sertões, que parte neste sábado de Goiânia. O rali também vai passar por Goianésia (GO), Santa Terezinha de Goiás (GO), Aruanã (GO), Barra do Garças (MT), Coxim (MS), Aquidauana (MS) e pela cidade turística de Bonito (MS).