O mundo da NBA se agitou na noite desta terça-feira (22). Cleveland Cavaliers e Boston Celtics fecharam uma megatroca: Kyrie Irving vai para Boston, e o Cavs recebe Isaiah Thomas, Jae Crowder, Ante Zizic e a escolha do Brooklyn Nets na primeira rodada do draft de 2018.
Irving havia pedido para ser trocado, pois tinha o desejo de deixar a sombra de LeBron James e ser protagonista. Primeira escolha do draft de 2011, Kyrie ficou seis anos em Cleveland – foram quatro aparições no All-Star Game e a cesta, nas finais de 2016, considerada a mais importante da história da franquia. O armador vem da melhor da temporada individual da carreira, com médias de 25,2 pontos, 5,8 assistências e 3,2 rebotes por jogo. Ele tem mais dois anos de contrato, e opção de jogador para o terceiro ano.
Leia mais:
Recuperado de dores nas costas, Steve Kerr garante permanência no Warriors
NBA divulga calendário com destaque para Warriors e Cavs
Quais as cinco cidades que podem receber uma expansão da NBA
Isaiah Thomas foi a última escolha do draft de 2011. Foi bem por Sacramento Kings e Phoenix Suns, mas se consolidou como um astro da liga quando chegou ao Celtics, em 2015. Na temporada passada, teve médias de 28,9 pontos, 5,9 assistências e 2,7 rebotes por jogo. Thomas tem mais um ano de contrato e, em seguida, será agente livre irrestrito.
Jae Crowder, que está na NBA desde 2012, ficou dois anos no Dallas Mavericks antes de chegar ao Celtics – envolvido na troca de Rajon Rondo em 2014. Em Boston, cresceu como uma peça defensiva fundamental e, na temporada passada, teve médias de 13,9 pontos e 5,8 rebotes. O ala tem mais três anos de contrato.
Ante Zizic é um croata de 20 anos que foi draftado pelo Celtics na primeira rodada de 2016. Ele jogou quatro anos como profissional na Europa e ainda não estreou na NBA, mas assinou um contrato de duas temporadas, com opção de renovação automática por mais dois.
*ZHESPORTES