O Barcelona oficializou, na manhã desta quarta-feira (2), a saída do atacante Neymar. Em nota em seu site, o clube confirmou que foi comunicado da decisão do jogador.
O PSG, da França, bancará uma multa rescisória de 222 milhões de euros (R$ 821,4 milhões) para ficar com o atacante.
Leia mais:
Ida de Neymar para o PSG se torna a transferência mais cara da história do futebol
Transferência de Neymar para o PSG ganha memes nas redes sociais
"O jogador Neymar Jr., acompanhado de seu pai e representante, comunicou o FC Barcelona esta manhã de sua decisão de deixar a entidade, em uma reunião celebrada nas instalações do clube", comunicou o Barça.
Neymar, de 25 anos, deixa o clube espanhol depois de quatro temporadas – ele também havia ficado quatro anos como profissional no Santos. Pelo Barcelona, foi campeão do Mundial de Clubes (2015), Liga dos Campeões (2015), Supercopa da uefa (2015), dois Campeonatos Espanhóis (2015 e 2016), três Copas do Rei (2015, 2016 e 2017), uma Supercopa da Espanha (2013) e três Troféus Joan Gamper (2013, 2014 e 2015).
No PSG, o jogador terá um papel de protagonismo – motivo que foi o ponto central na decisão de deixar a Espanha.
Negociação se estendeu por semanas
O jornalista Marcelo Bechler, do Esporte Interativo, foi o primeiro a noticiar a possível transferência de Neymar. A informação foi dada pelo repórter no dia 18 de julho, pelo Twitter.
A oficialização precisava esperar, porque Neymar tinha um compromisso contratual de defender o clube espanhol em eventos nos Estados Unidos e na Ásia. Seu último jogo com a camisa da equipe catalã foi uma vitória por 3 a 2 em um amistoso diante do Real Madrid.
Durante o período das especulações, o atacante se envolveu em uma briga com o lateral-esquerdo Nélson Semedo em um treino. Enquanto isso, o novo companheiro de Neymar no PSG, Daniel Alves, desconversava sobre o assunto.
Entraves
A negociação ainda não está concluída. Para que isso ocorra, o PSG precisa depositar os 222 milhões de euros de forma integral e à vista na conta do Barça. Enquanto isso, o jogador segue vinculado aos espanhóis – mas já foi liberado dos treinos.
O PSG provavelmente ainda terá que superar obstáculos referentes ao Fair Play financeiro da Uefa – mecanismo que impede os clubes europeus de gastarem valores maiores do que arrecadam.
Outro impasse é em relação a uma dívida que o Barcelona tem com Neymar, ainda referente à sua renovação de contrato no ano passado. O jogador e o seu pai cobram R$ 96 milhões.
Próximos passos
Neymar se juntará ao PSG nos próximos dias. Realizará exames médicos nesta quinta e será apresentado oficialmente à imprensa na sexta. No sábado, será recebido pela torcida com uma festa no Parc des Princes durante a estreia do time no Campeonato Francês, diante do Amiens.