O alemão Sebastian Vettel conquistou a pole position do Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1 na manhã deste sábado (29), ao terminar na frente do companheiro de Ferrari, Kimi Raikkonen, e do finlandês Valtteri Bottas (Mercedes).
Vettel fez o circuito de Hungaroring em 1 minuto, 16 segundos e 276 milésimos, garantindo a 48ª pole em sua carreira na categoria. É a segunda vez que o piloto larga em primeiro nesta temporada.
Leia mais
Massa passa mal após treinos e é levado para hospital em Budapeste
Honda e Sauber cancelam acordo para fornecimento de motores
O alemão foi 168 milésimos mais rápido que Raikonen e 254 mais veloz que Bottas. Vettel lidera o mundial um ponto a frente do britânico Lewis Hamilton (Mercedes).
– É uma pista que eu gosto muito. Conseguir a pole neste sol e diante de todos os apaixonados pela corrida é algo muito agradável – declarou o tetracampeão do mundo.
Na corrida de domingo, a primeira fila vai ser dobradinha da Ferrari, o que não é surpresa. A escuderia italiana, que perdeu o pique nas últimas corridas, aproveitou o traçado estreito e sinuoso do circuito para tirar o melhor rendimento do carro. O Hungaroring tem características parecidas com Monaco, que teve dobradinha vermelha.
– Constatamos que não estamos em boa forma aqui. Precisamos melhorar neste tipo de circuitos – reconheceu Valtteri Bottas.
Hamilton, por outro lado, completa a segunda fila atrás do companheiro de Mercedes. O britânico foi 431 milésimos mais lento que Vettel. Recordista em vitórias na Hungria, Hamilton aparentou ter problemas de aderência com seu par de rodas traseiras desde sexta-feira.
O brasileiro Felipe Massa voltou a sentir náuseas e foi substituído pelo britânico Paul di Resta no treino de classificação.
– A Williams apoia a decisão de Massa e a equipe trabalhará com ele para assegurar uma plena recuperação, com o objetivo de uma volta à pista no Grande Prêmio da Bélgica – destacou a escuderia britânica.
Massa, que teve tontura após o segundo treino livre de sexta-feira, foi levado ao centro médico do circuito de Budapeste, antes de seguir para um hospital da cidade e passar por exames mais completos.
Os dois carros da Red Bull completam a terceira fila, com o holandês Max Verstappen largando em quinto e o australiano Daniel Ricciardo em sexto.
Já a McLaren recupera o sorriso com a sétima e a oitava posição do gride, ocupadas pelo espanhol Fernando Alonso e o belga Stoffel Vandoorne, respectivamente.