A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) convocou nesta quinta-feira (29) os atletas que integrarão a seleção brasileira no Campeonato Mundial de Judô de Budapeste 2017, de 28 de agosto a 3 de setembro na capital da Hungria.
Foram selecionados 18 judocas – nove no feminino e nove no masculino – para a competição individual, além de outros três para compor o time brasileiro na disputa inédita por equipes mistas. Três judocas da Sogipa foram chamadas: Érika Miranda (52kg), Maria Portela (70kg) e Mayra Aguiar (78kg).
Leia mais:
Mayra vence medalhista de prata em Londres e conquista Grand Prix de Cancún
Erika Miranda conquista ouro no Grand Slam de Ecaterimbugo
O esporte transforma a vida de três adolescentes com deficiência
Dona de dois bronzes olímpicos, Mayra soma quatro medalhas em Mundiais: ouro em Cheliabinsk 2014, prata em Tóquio 2010 e dois bronzes (Paris 2011 e Rio 2013). Já Érika conquistou duas pratas (Rio 2013, nos 52kg e por equipes) e dois bronzes (Cheliabinsk 2014 e Astana 2015).
As três integram o top 10 do ranking mundial: Mayra é sétima colocada na categoria -78kg, Érika é vice-líder na categoria -52kg e Maria Portela é oitava colocada na categoria -70kg. Outro atleta da Sogipa que costuma ser chamado para as grandes competições ficou fora da lista. Recuperando-se de uma cirurgia no ombro realizada em junho, Felipe Kitadai (bronze em Londres 2012 na categoria 60kg) segue em processo de recuperação.
A seleção feminina terá duas estreantes e sete atletas que já participaram de Mundiais e Jogos Olímpicos. Stefannie Arissa Koyama (48kg) e Samanta Soares (78kg) lutarão uma competição deste nível pela primeira vez ao lado das experientes Érika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Ketleyn Quadros (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg).
A formação masculina também será composta por novatos em Mundiais, como Phelipe Pelim (60kg) e Eduardo Yudi Santos (81kg), e atletas mais "rodados", como Eric Takabatake (60kg), Charles Chibana (66kg), Marcelo Contini (73kg), Victor Penalber (81kg), Luciano Corrêa (100kg), David Moura (+100kg) e Rafael Silva "Baby" (+100kg).
– O Mundial é o nosso maior foco neste primeiro ano do ciclo olímpico de Tóquio 2020 e estamos preparados para chegar bem a esta competição. Para isso, convocamos os nove melhores judocas brasileiros no ranking mundial da FIJ, tanto no feminino, quanto no masculino – explicou Ney Wilson, gestor de Alto Rendimento da CBJ.
A fase final de preparação já começa nesta quinta-feira, com o embarque da seleção feminina para treinamento de campo internacional em Castelldefels, na Espanha, onde ficarão até o próximo dia 7. Já a seleção masculina treinará em Houlgate, na França, de 17 a 27 de julho.
A equipe completa se concentrará de 6 a 12 de agosto em Pindamonhangaba para mais um período de treinos e, no dia 19, começarão as saídas para a aclimatação em Paris, antes de embarcarem para a Hungria.
FIJ testará competição por equipes mistas pela primeira vez
Além desses atletas, a CBJ convocou outros três judocas para compor o time brasileiro na inédita disputa por equipes mistas. Eduardo Katsuhiro Barbosa (73kg), Eduardo Bettoni (90kg) e Beatriz Souza (+78kg) foram os escolhidos para competir apenas no evento por equipes.
Será a primeira vez que este tipo de competição acontecerá em um evento oficial da Federação Internacional de Judô. Nela, cada time será formado por seis judocas nos pesos 57kg, 70kg, +70kg, 73kg, 90kg e +90kg, mesmo modelo aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional para os Jogos de Tóquio 2020.
*ZHESPORTES