Demetrious Johnson é o primeiro colocado do ranking peso por peso do UFC e o campeão mais dominante da atualidade, com 10 defesas consecutivas do cinturão dos moscas. No entanto, não é um lutador popular nas vendas de pacotes de lutas. Ele teria a chance de conseguir uma luta mais rentável contra T.J. Dillashaw, que desceria dos galos para o desafio, mas optou por recusar o combate – segundo Johnson, ele quer um lutador que esteja bem no ranking de sua categoria. A decisão recebeu críticas de Dana White, presidente do UFC.
– Eu tenho uma luta com Demetrious Johnson em que ele está no caminho para quebrar o recorde de Anderson Silva em defesas de cinturão. E T.J. Dillashaw não pode enfrentar Cody (Garbrandt), porque Cody complicou suas costas e não vai estar de volta por algum tempo. Ele está dizendo "eu posso bater o peso, e vou impedí-lo de quebrar este recorde". T.J. vai para os moscas para lutar com DJ, mas DJ não quer enfrentá-lo. É uma insanidade – afirmou White, em entrevista ao podcast UFC Unfiltered.
Leia mais:
Belfort evita clima de despedida no UFC Rio e pensa em revanches
Dana White confirma presença de Cris Cyborg no UFC 214
Roy Nelson trocou UFC pelo Bellator em busca de "qualidade de vida"
Apesar da recusa inicial, Dana White garantiu que vai insistir para concretizar a luta entre o campeão dos moscas e o ex-campeão dos galos.
– Infelizmente para DJ, você não faz as lutas por aqui. Eu faço. E é a luta que estamos buscando. Esta é a primeira luta da história em que DJ pode realmente ganhar pay-per-view. É a primeira luta que as pessoas vão realmente se importar e querer ver no pay-per-view, e ele está se recusando a lutar com T.J. Dillashaw – analisou.
Demetrious Johnson explicou que gostaria de enfrentar Ray Borg, atual terceiro colocado no ranking dos moscas. Na avaliação de White, no entanto, Dillashaw tem mais credenciais para fazer a luta:
– Onde ele (Ray Borg) está ranqueado? Quinto ou sexto? T.J. Dillashaw é um ex-campeão mundial, vindo de uma categoria de cima em que seria o próximo desafiante. Com toda a certeza, ele é o próximo desafiante (nos moscas também) se for isso que ele quer. Nada contra Ray Borg.
Dillashaw, que já foi o detentor do cinturão dos galos, desafiaria o atual campeão da categoria, Cody Garbrandt, no UFC 213. No entanto, Cody sofreu uma lesão nas costas e não poderá lutar.