O Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) anunciou nesta segunda-feira (19) os quatro candidatos à presidência da entidade na eleição deste ano, prevista para 8 de setembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Entre os concorrentes, está o carioca Andrew Parsons, ex-mandatário do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).
Leia mais:
Roger Federer perde pontos no ranking. Zverev deixa o top 10
Marcelo Melo aumenta vantagem no topo do ranking do ano
Confirmada em disputa por cinturão, Cris Cyborg faz crítica ao UFC
Outros três dirigentes foram confirmados na disputa com o brasileiro. São eles o canadense Patrick Jarvis, presidente do Comitê Paralímpico do Canadá, o dinamarquês John Petersson, que preside o Comitê Paraolímpico Europeu, e a chinesa Haidi Zhang, presidente da Federação Chinesa para Pessoas Com Deficiência.
Dois dias antes da Assembleia-Geral na qual ocorrerá o pleito, cada candidato poderá fazer uma apresentação de suas candidaturas.
Na ocasião, serão eleitos ainda o vice-presidente e outros 12 membros do Conselho Diretor do IPC. Os Comitês Paraolímpicos Nacionais, as Federações Internacionais, as Organizações Internacionais de Esporte para Deficientes e as Organizações Regionais terão direito a voto, assim como a representante do Conselho dos Atletas do IPC, a nadadora canadense Chelsey Gotell.
Parsons já atua na entidade mundial como um de seus vice-presidentes. Nos últimos anos, ele conciliou as tarefas no CPB com as demandas do IPC, sobretudo na organização dos Jogos Paraolímpicos do Rio 2016.
*LANCENET