O Hamburgo é o único alemão que nunca foi rebaixado à segunda divisão nacional. Mas, pela terceira vez em quatro anos, o risco de queda é grande. A uma rodada do fim do Campeonato Alemão, o time está em 16° lugar – antepenúltimo. Neste momento, precisaria disputar um playoff de sobrevivência contra o terceiro colocado da Segundona para se manter na elite.
Campeão da Liga dos Campeões da Europa na temporada 1982/1983 e dono de seis títulos do campeonato nacional – o último deles em 1983 –, o Hamburgo tem vivido dificuldades recentes. O último título de expressão foi a Copa da Liga Alemã em 2002/2003. A tradição é tão forte que, em seu site oficial, o clube faz uma contagem do tempo em que está na elite alemã – no momento do fechamento desta matéria, o relógio estava em 53 anos e 265 dias.
Leia mais:
Brasileiro é eleito o segundo melhor jogador do Campeonato Holandês
Real pode pagar R$ 136 milhões para tirar Boateng do Bayern de Munique
Hologramas de técnicos participam de coletiva com Ancelotti
Em 2013/2014 e 2014/2015, o clube passou por situações semelhantes. Ficou em 16° lugar nos dois anos e precisou vencer o playoff do rebaixamento – derrotando Greuther Fürth e Karlsruher. Ano passado, o time teve uma leve melhora, terminando a temporada em 11°. Mas, em 2016/2017, o sofrimento voltou a bater a porta.
No sábado, na última rodada, o time tem uma chance de salvação imediata. Se vencer o Wolfsburg às 10h30min, ultrapassa o adversário e se livra da queda. Mainz, Augsburg e Wolfsburg estão com 37 pontos, contra 35 do Hamburgo. O problema é que o time não vence desde a 28ª rodada, dia 8 de abril, quando fez 2 a 1 no Hoffenheim – ao longo do campeonato, são apenas nove vitórias, oito empates e 16 derrotas. Por outro lado, Ingolstadt e Darmstadt já caíram e não têm chances de empurrar o Hamburgo para o rebaixamento direto.
Quem ficar em 16° provavelmente enfrentará o Braunschweig no playoff. O time está em terceiro lugar na Segunda Divisão, que também está a uma rodada do fim.
Times das grandes ligas europeias que nunca foram rebaixados:
Alemanha: Hamburgo
Espanha: Athletic Bilbao, Barcelona e Real Madrid
Itália: Inter de Milão
Holanda: Ajax, Feyenoord, PSV e Utrecht
Portugal: Benfica, Porto e Sporting
*ZHESPORTES