Por volta das 18h deste domingo, conheceremos os primeiros campeões da temporada 2017. Nos jogos de ida da decisão dos principais campeonatos estaduais espalhados Brasil afora, os visitantes venceram e largaram em vantagem e, neste domingo, tentarão confirmar o título. A exceção é o Mineiro, em que o Cruzeiro empatou com o Atlético-MG. Todos os jogos abaixo ocorrem às 16h deste domingo.
MINEIRO
Atlético-MG x Cruzeiro – Independência
(ida: 0x0)
Dois técnicos gaúchos estarão à beira do gramado neste domingo, às 16h, no Estádio Independência, decidindo o título mineiro. O empate em 0 a 0 no jogo de ida da final entre Cruzeiro e Atlético-MG, no Mineirão, deu à equipe de Roger Machado a vantagem do empate contra Mano Menezes para ser campeão mineiro.
Durante a semana, os dois técnicos conseguiram bons resultados. Pela Libertadores, o Atlético-MG, com time misto, goleou a Sport Boys, na Bolívia, e garantiu a classificação antecipada no Grupo 6 às oitavas de final da competição. Já o Cruzeiro recebeu a Chapecoense, pela jogo da ida da Copa do Brasil, no Mineirão, e venceu por 1 a 0.
CARIOCA
Flamengo x Fluminense – Maracanã
(ida: 1x0)
Ok, o resultado no primeiro jogo da final – vitória do Flamengo por 1 a 0 no Maracanã com mando de campo do Fluminense – não é dos mais difíceis de ser revertido. A equipe do técnico Abel Braga terá de vencer por dois gols de diferença neste domingo, no mesmo Maracanã, para sagrar-se campeã carioca. O problema é que o Flamengo não é derrotado por essa diferença de gols desde agosto de 2016. Desde então, são 44 jogos em que a equipe rubro-negra não perde por dois ou mais gols de diferença. Mesmo com o Flamengo com o título "encaminhado", a expectativa para o jogo é grande. Desde 1995 o Campeonato Carioca não decido em Fla-Flu.
PAULISTA
Corinthians x Ponte Preta – Itaquerão
(ida: 3x0)
A expectativa para o jogo de ida entre Ponte Preta e Corinthians, 40 anos após a histórica final de 1977, era gigante. Porém, o meia Rodriguinho, com dois gols e uma assistência, encaminhou o título à equipe da capital paulista. Para o jogo de volta, neste domingo, a Ponte Preta, que estará completa no Itaquerão, terá de fazer quatro gols de diferença para reverter o placar e ser campeã pela primeira vez. Já o Corinthians não terá Rodriguinho e o volante Gabriel, suspensos.
CATARINENSE
Chapecoense x Avaí – Arena Condá
(ida: 1x0)
Um semestre após a tragédia de Medellín, a Chapecoense se aproxima do seu primeiro título. Contra o Avaí, na Arena Condá, um empate garante o hexacampeonato à equipe do técnico Wagner Mancini.
BAIANO
Vitória x Bahia – Barradão
(ida: 1x1)
Imagine quatro Gre-Nais em menos de duas semanas. Bahia e Vitória, além de jogarem duas vezes na semifinal Copa do Nordeste – com confusão, o Vitória foi eliminado, e Argel demitido – as equipes também fazem a final do baiano. No primeiro jogo, na Fonte Nova, o clássico terminou empatado em 1 a 1. Neste domingo, como teve a melhor campanha da competição, o Vitória joga por um novo empate para faturar o 29º título baiano.
PARANAENSE
Coritiba x Atlético-PR – Couto Pereira
(ida: 3x0)
Werley e Kleber Gladiador, dois ex-gremistas, marcaram no 3 a 0 do Coritiba contra o Atlético-PR em plena Arena da Baixada. Neste final da semana, no Couto Pereira, a equipe alvi-verde pode perder por até dois gols de diferença que fica com o título.
GOIANO
Goiás x Vila Nova – Serra Dourada
(ida: 3x0)
A situação do Goiás e muito parecida com a do Coritiba. Venceu fora de casa por 3 a 0 e, neste domingo, entrará em campo com a vantagem. A equipe alvi-verde pode perder por até dois gols de diferença que fica com o título.
*ZHESPORTES