As finais da Stanley Cup começam nesta segunda-feira (29) nos Estados Unidos. A partir das 21h, Pittsburgh Penguins e Nashville Predators definem, em uma série melhor de sete, o novo campeão da NHL. O Prime Time convidou Thiago Simões, comentarista dos canais ESPN, e Mateus Luiz, do blog Puck Brasil, para apontar quem chega como favorito e quem podem ser os destaques da decisão do hóquei.
Leia mais:
Tampa Bay Lightning, da NHL, promoverá treinos para jovens brasileiros
Investidores planejam renovações em arena de Seattle para receber NBA e NHL
Novo time da NHL em Las Vegas anuncia o seu primeiro técnico
Quem entra como favorito?
Thiago Simões
Na NHL, é muito difícil cravar um favorito. Mas lógico que o Penguins levará esse rótulo. Possui jogadores com experiência, porém receberá uma pressão tremenda, já que do outro lado enfrentará o pior classificado para os playoffs, que eliminou Chicago por meio de uma varrida, o Blues e o Ducks.
Mateus Luiz
Sempre quando o atual campeão chega à final do ano seguinte, é natural que ele seja o favorito. Então, seguindo essa naturalidade, é justo colocar o Penguins nesta posição. Contudo, este favoritismo, este ano, é um pouco menor do que no ano passado por conta das lesões do próprio Penguins, e pelo Predators, que é superior ao Sharks. Ter o luxo de possuir Crosby e Malkin como centers 1 e 2 deixa o atual campeão nesta posição.
O que você espera da série em geral?
Thiago Simões
A série promete ser bem veloz, com a equipe de Nashville jogando mais forte fisicamente e até mesmo fazendo uma forte marcação na zona neutra para impedir o fluxo ofensivo do Penguins. Se os goleiros estiverem afiados, devemos ter poucos gols. Mas tudo é muito relativo, já que os dois times gostam muito de atacar.
Mateus Luiz
Como um bom fã do esporte, que a série seja mortalmente equilibrada. Acredito numa série equilibradíssima, tenho fé que veremos sete jogos.
Quem pode decidir a série para cada lado?
Thiago Simões
Pekka Rinne pode definir a série para Nashville. O jogador fechou o gol na primeira rodada contra Chicago, tendo dois shootouts em quatro jogos. Seu aproveitamento de defesas caiu ao longo dos playoffs, mesmo assim apresenta um sólido 94,1% de defesas. Outro problema é que ele atuou em todos os 16 jogos da equipe na pós-temporada. Pode estar cansado. Crosby, Malkin, Kessel e Murray podem definir para o Penguins. O time é estelar e tem peças de sobra no elenco. Malkin é o mais cotado, até por ser o principal pontuador da equipe e minha aposta ao Conn Smythe, troféu dado ao MVP dos playoffs.
Mateus Luiz
Para o Predators, apesar dos nomes lógicos serem PK Subban, Roman Josi ou Pekka Rinne, eu gostaria de apontar Mike Fisher e Victor Arvidsson. Com as lesões de Kevin Fiala e Ryan Johansen nos rounds anteriores, Fisher e Arvidsson precisam dar as caras nos playoffs e suprirem esses gols perdidos. Fisher terá papel ainda mais importante, já que deve ser o responsável por conter a linha de Crosby ou Malkin. Pelo lado do Penguins, a defesa não pode sofrer com outra lesão importante, algo que quase derrubou a equipe no segundo round contra o Washington Capitals. Se fosse para apontar um nome, também fugindo das escolhas lógicas, destacaria Patric Hornqvist e o veterano Matt Cullen como heróis que podem aparecer do nada.
*ZHESPORTES