Assistir aos melhores times do nosso Estado e poder ver de perto os jogadores mais badalados são momentos indescritíveis para os moradores do Interior apaixonados por futebol.
Quando o jogo é transmitido pela TV, então, a cidade ganha ainda mais destaque, as arquibancadas enchem... É lindo. Mas tem algo bem mais emocionante que todo esse glamour. Só quem vai à Divisão de Acesso sabe do que estou falando.
Leia mais:
Eduardo Torres: hora de o Brasil-Pel não repetir erros
Adão Júnior: a modesta volta do Juventude à Série B nacional
Matheus Beust: que o Inter volte a brilhar aos olhos de uma criança
Sol, chuva, vento, nada influencia. A verdadeira torcida está lá apoiando, com festa das organizadas sem importar o adversário. Aliás, é justamente isso que faz a Divisão de Acesso ser tão maravilhosa. Não precisa ser contra o "time grande da Capital" para ser um grande jogo. Se a bola vai rolar, vamos para o estádio.
Na Divisão de Acesso, dificilmente há jogadores famosos, muitas vezes nem sabemos seus nomes, e o jeito é chamar pelo número da camiseta. Ou colocar uns apelidos para facilitar o grito da arquibancada. O que importa é torcer pelo que é nosso, da nossa cidade. Mesmo que o estádio seja pequeno, mesmo que o time não seja conhecido.
Quem ainda não foi ver o clube da sua cidade está perdendo, pois o melhor campeonato de futebol já começou. Na Divisão de Acesso, o jogo é mais disputado, mais emocionante. Parece que todos têm mais disposição.
Tem cachorro em campo, espera pela ambulância – porque sem ela o jogo não começa –, aqueles improvisos de última hora, como os clássicos baldes para tirar a água em excesso do gramado nos dias de temporal. Sem contar o ingresso, que é mais barato.
Já tenho quase 15 anos de Divisão de Acesso e não troco essa competição por nenhuma outra. Vivo o campeonato, acredito nos clubes da minha cidade, grito, choro e torço pelo rádio quando o jogo é fora de casa. O que não muda nunca é essa magia de ir ao estádio torcer e torcer. Quem está fora não entende. Mas, para mim, sempre será o melhor time do mundo.
Ah, e se o nosso clube não subir, ano que vem tem de novo.