O Chelsea faturou o seu sexto título inglês após bater o West Bromwich, fora de casa, por 1 a 0, nesta sexta-feira. E contou com um herói para lá de improvável. Após entrar no segundo tempo, Batshuayi aproveitou cruzamento de Azpilicueta para fazer o gol da vitória.
Leia mais:
Doda Miranda: "A Olimpíada me fez superar a crise na marra"
Colorados ilustres contam o que esperam do Inter na Série B
"Temos que nos manter e nos solidificar na Série B", afirma presidente do Juventude
O resultado deixa os Blues com 87 pontos, não podendo mais ser alcançado pelo Tottenham, que tem 77 e encara, em Londres, o Manchester United no domingo. O West Bromwich segue com 46, em oitavo lugar.
A campanha do Chelsea na Premier League começou cambaleante. Mas engrenou após a derrota acachapante para o Arsenal, por 3 a 0, na sexta rodada. Desde então, Antonio Conte mudou o esquema e adotou o 3-4-3, colocando Azpilicueta como zagueiro e Moses e Marcos Alonso nas alas. Os Blues acumularam 13 vitórias seguidas no campeonato, assumindo a liderança e não a perdendo mais.
O Chelsea vinha de uma temporada decepcionante em 2015/16, quando não brigou por nada e terminou na décima colocação, após ter sido campeão em 2014/15. O clube trouxe o técnico Antonio Conte e poucos reforços, como David Luiz, Kanté, Marcos Alonso e Batshuayi. Mesmo assim, o título veio de forma merecida, do time que mostrou melhor futebol e maior regularidade.
O JOGO
Antonio Conte optou por deixar Kanté, que retornava de lesão, no banco, mantendo Matic e Fàbregas no meio. Em campo, o Chelsea foi superior e aproveitou a retranca do West Bromwich durante todo o primeiro tempo. Os anfitriões saíam pouco para o contra-ataque, mas também davam poucos espaços aos Blues.
O West Bromwich não tinha a menor vergonha de ficar todo atrás. Com isso, chamava o Chelsea para o seu campo. E os londrinos quase abriram o placar em finalização de Pedro, que desviou e foi para fora.
Apesar de ser todo ataque, o Chelsea não criava tantas chances de gol. A defesa do time da casa estava bem postada. Fàbregas também arriscou de fora da área e por pouco não tirou o zero do placar.
O segundo começou com o Chelsea um pouco mais perigoso. Diego Costa apareceu mais e levou perigo em voleio, mas mandou fraco. Já Moses esteve mais perto de balançar as redes, mas Foster botou para escanteio.
Aos 25 minutos, o West Bromwich chegou pela primeira vez ao gol do Chelsea. Rondón recebeu no meio de campo, deu drible em David Luiz, mas chutou prensado com Cahill. Logo em seguida, foi a vez de Chadli desperdiçar.
Conte deu mais movimentação e lançou Willian na vaga de Hazard e Batshuayi no lugar de Pedro. E o treinador mostrou que sua estrela está brilhando incessantemente.
Em jogada na área, Marcos Alonso ajeitou de cabeça, mas Cahill chutou mal. Mas a bola sobrou para Azpilicueta pela direita. O espanhol cruzou para Batshuayi marcar o o gol do título. Depois, a equipe segurou qualquer tentativa de reação do West Browmich e pôde comemorar o merecido título de Campeonato Inglês.
*LANCEPRESS