O Atlético é campeão mineiro de 2017. Após empatar em 0 a 0 com o Cruzeiro na primeira final do estadual, o Atlético recebeu o adversário no Independência e venceu por 2 a 1. Robinho abriu o placar para a equipe da casa, ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Ábila empatou para os visitantes, mas Elias voltou a recolocar o Atlético em vantagem e fechou a conta.
O jogo
Com a vantagem de um empate, Roger priorizou a questão defensiva do Atlético e começou o jogo com uma trica de volantes, formada por Adilson, Carioca e Elias. O Cruzeiro até tentou mandar no jogo e esboçou uma pressão nos primeiros minutos, mas não teve sucesso e esbarrou na sólida marcação alvinegra. Além de deixar o Galo seguro, o esquema tático ainda deixava Robinho e Fred adiantados e sem tantos compromissos defensivos. Aos 12 minutos, o centroavante caiu pela direita e acertou um passe primoroso para Robinho, de primeira, abrir o placar.
Leia mais
Goiás vence o Vila Nova por 1 a 0 e conquista seu tricampeonato goiano
Vitória é campeão baiano após novo empate com o Bahia
Novo Hamburgo vence o Inter nos pênaltis e é campeão gaúcho pela 1ª vez
O gol atleticano deixou o Cruzeiro perdido em campo e a equipe precisou de alguns minutos para digerir o placar negativo antes de recomeçar suas tentativas de ataque. Mais tranquilo, o Galo ainda balançou as redes com Robinho, mas a arbitragem marcou um impedimento inexistente no lance. Sempre superior, a equipe de Roger terminou o primeiro tempo em alta contra um Cruzeiro que quase não ameaçou.
Se o primeiro tempo teve como destaque o acerto de Roger Machado na escalação do Galo, a etapa final começou com Mano respondendo à altura. Sem nada a perder, o treinador sacou o volante Hudson e foi para o ataque com o goleador Ábila. Em menos de dez minutos, o argentino recebeu pela direita, matou no peito e virou para bater de primeira. Golaço e tudo igual, 1 a 1.
Pela primeira vez na partida, o cenário foi mais favorável ao Cruzeiro, que e animou com o empate, foi para cima e ameaçou a meta de Victor em outras ocasiões. Mas Roger Machado foi mais uma vez preciso e acertou em cheio em sua mexida. Com poucos minutos em campo, o equatoriano Cazares fez duas ótimas jogadas. A segunda dela terminou com o passe para Elias, que soltou a bomba e recolocou o Atlético na frente. 2 a 1.
Novamente com o jogo na mão e as duas mãos na taça, o Atlético voltou a ficar em condições confortáveis em campo. Mas o final de jogo ainda reservou muita tensão para os dois lados. Pouco depois de Rafinha receber o segundo amarelo, o volante Adilson matou o contra-ataque celeste e também foi expulso de campo. Mas nada que atrapalhasse a vitória atleticana e a hegemonia do estado. Atlético 2 a 1 e campeão mineiro.
*Lancepress