É difícil imaginar como um jogador pode ter mais impacto para um time do que LeBron James. Isso faz com que ele esteja entre os maiores de todos os tempos – e bem perto do topo da lista. Mesmo sem experiência, saiu do ensino médio direto para a NBA em 2003 e produziu uma melhora automática no Cleveland Cavaliers. A equipe pulou de 17 vitórias na temporada anterior para 35 na primeira com James.
O impacto de LeBron só aumentou com o passar do tempo. A última temporada dele na primeira passagem por Cleveland teve 61 vitórias. A primeira sem ele? Dezenove.
O Miami Heat, que já era competitivo, subiu de 47 para 58 vitórias. Foram quatro finais em quatro anos no Heat, com os dois primeiros títulos da carreira. Quando LeBron saiu, a queda foi inevitável: de 54 para 37 vitórias.
Ele voltou para casa mais pronto para liderar. E liderou. O time, que havia tido 33 vitórias em 2013/2014, subiu para 53 no retorno do ídolo e voltou aos
playoffs pela primeira vez desde que... LeBron James havia deixado a cidade.
Na semana passada, James ultrapassou Kobe Bryant e se tornou o terceiro maior pontuador da história dos playoffs. Só restam Michael Jordan e Kareem Abdul-Jabbar à frente – e por uma diferença pequena, que quase certamente vai ser batida.
Você pode não gostar de LeBron James. Você pode discutir a forma como ele saiu de Cleveland em 2010. Mas ele é um gênio, e tem feito tudo certo nos últimos anos para ser um dos maiores de todos. E ele já é.
A ida para Miami foi contestada em 2010 por ter sido espetacularizada, mas a volta para Cleveland quatro anos depois mostrou que LeBron precisava mudar de ares e conhecer uma cultura vencedora para retornar ao time do coração e conquistar campeonatos. O Golden State Warriors ainda é o grande time do momento na NBA, mas só LeBron James é capaz de liderar um adversário à altura.
Na hora da decisão, é bom ter no elenco alguém que esteve nas últimas seis – seja por Cavaliers ou Heat, James comandou o seu time à conquista na Conferência Leste em todos os anos desde 2011, com três títulos e três vice-campeonatos nas finais. E quase sempre com alto rendimento individual.
É bom aproveitar e ver LeBron em detalhes, porque são os detalhes que vamos contar para nossos netos. O tema da conversa? Eu vi LeBron James jogar.