Não tem faltado emoção na primeira participação do número um do Brasil e 65º do mundo, Thomaz Bellucci, no ATP de Houston, no Texas. Buscando vaga na semifinal, o brasileiro levou um susto, mas bateu Sam Querrey, 29º do mundo.
Oitavo favorito do torneio, Bellucci precisou de 1h47min para fechar o placar em 6/4, 3/6 e 6/3, tendo convertido seis aces contra 17 de Querrey, que venceu 78% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 68% de aproveitamento do brasileiro.
Leia mais
Nadal tem caminho complicado no Masters 1000 de Montecarlo
Sharapova critica ITF por não avisar inclusão de substância proibida
"Devo estar de volta em Roland Garros", diz Federer
Sólidos no inicio da partida, Bellucci e Querrey foram confirmando seus saques com tranquilidade. O norte-americano converteu dois aces por game até ser quebrado no quinto game, em que Bellucci dominou na devolução e usou a paralela para acertar suas bolas vencedoras. Sólido, o brasileiro administrou a vantagem, não teve o saque ameaçado e perdeu seis pontos em seus saques, quatro deles em erros próprios.
No segundo set, Querrey pulou na frente e abriu 3 a 0 no placar. Bellucci seguiu tentando arriscar nas devoluções, mas parou nos bons saques do norte-americano, que administrou a segunda etapa e forçou o set decisivo.
Bellucci seguiu trabalhando com o segundo serviço e alternando com erros em precipitações de jogadas. Foi quebrado no game inaugural da parcial, viu Querrey abrir 2 a 0 no placar, mas não se rendeu. Arriscando nas devoluções e sólido no saque, Bellucci confirmou seu game de saque, conquistou quebras no quarto game igualando a parcial em 2 a 2 e novamente no sexto game, abrindo 5 a 2 no placar e tendo vencido cinco games em sequência. Querrey conseguiu furar a possibilidade de "pneu moral" ao confirmar seu game de saque e colocando nas mãos do brasileiro a chance de sacar por vaga na semifinal.
Confiante, Bellucci confirmou o saque, fechou a partida e se garantiu pela primeira vez na carreira na semifinal em Houston.
Esta é a segunda semifinal de torneio ATP de Bellucci no ano. O paulista de Tietê foi até à semifinal em Quito, no Equador, em fevereiro.
Na semifinal do torneio norte-americano, Bellucci encara pela primeira vez na carreira profissional o norte-americano Ernesto Escobedo, que surpreendeu John Isner por 7/6 (6), 6/7 (6) e 7/6 (5).
* Lancepress