A Alemanha derrotou a Inglaterra por 1 a 0, em amistoso realizado nesta quarta-feira em Dortmund, com um gol de Lukas Podolski, que se despediu definitivamente da Mannschaft.
Leia mais:
Treino da Seleção confirma Firmino no lugar de Gabriel Jesus
Arena do Grêmio recebe domingo a Primeira Copa dos Refugiados
Presidente da Conmebol quer assistência de vídeo a partir das quartas de final da Libertadores
Aos 31 anos, o atual jogador do Galatasaray da Turquia se aposentou da seleção em grande estilo, disputando sua 130ª partida com o time de seu país e sendo homenageado pela torcida.
O gol foi o 49º na seleção para "Poldi", que deixou o gramado a cinco minutos do apito final para receber uma ovação do público de Dortmund.
Podolski foi umas das figuras mais importantes na reconstrução da Mannschaft a partir de meados dos anos 2000. Foi membro da seleção que terminou na terceira colocação nas Copas da Alemanha 2006 e África do Sul 2006 e campeã do mundo no Brasil 2016, apesar de ter papel menos influente na equipe de Joachim Low.
A noite também reservava um recorde para a seleção alemã, que completou uma sétima partida consecutiva sem sofrer um gol.
Do lado inglês, trata-se da primeira derrota do técnico Gareth Southgate em cinco jogos no cargo. A partida foi a primeira do ex-jogador como técnico oficial, depois de assumir a equipe de maneira interina após a demissão de Sam Allardyce, em setembro do ano passado.
Ter Stegen decisivo
A Inglaterra foi superior no início da partida, controlou a posse de bola e teve a primeira chace de abrir o placar, em chute de Michael Keane, da marca do pênalti, saiu por cima do gol de Marc André Ter-Stegen, aos 7 minutos, goleiro do Barcelona que substituiu o lesionado titular Manuel Neuer.
Adam Lallana teve oportunidade ainda mais clara aos 30 minutos, quando apareceu cara a cara com Ter-Stegen, chutou cruzado, mas acertou a trave alemã.
Ter-Stegen salvou a equipe alemã pouco antes do intervalo, desta vez em um mano a mano com Dele Alli, que finalizou em cima do goleiro do Barça.
Após um primeiro tempo em que a Alemanha não se aproximou do gol de Joe Hart, o meia Julian Brandt foi o primeiro a ameaçar a Inglaterra, com um potente chute da entrada da área que saiu tirando tinta da trave .
No segundo tempo, mais Ter-Stegen. O goleiro pegou chute perigoso de Eric Dier e outro de Alli.
Quando a Inglaterra se aproximava cada vez mais do gol, Podolski deixou sua marca, dando a vitória à Alemanha com um chutaço que foi morrer no ângulo de Hart.
Entre o gol e as numerosas mudanças que ambos técnicos realizaram a partir dos 30 minutos do segundo tempo, a Inglaterra baixou seu nível de jogo e não conseguiu reagir.
Com isso, a Alemanha se contentou em controlar o jogo para garantir uma vitória de prestigio para poder homenagear Podolski.
No domingo, ambas as seleções têm partidas oficiais pelas eliminatórias para a Copa do Mundo-2018. A Alemanha pode se aproximar da Copa em caso de vitória sobre o Azerbaidjão, enquanto a Inglaterra também dará passo importante se vencer a Lituânia em casa.
*AFP