A bola volta a rolar na Liga dos Campeões da Europa na tarde desta terça. Pouco mais de dois meses após o encerramento da fase de grupos, o mata-mata das oitavas de final começa com o clássico PSG x Barcelona, em Paris, e com o confronto entre Benfica x Borussia Dortmund, em Lisboa. Nesta quarta, o Real Madrid receberá o Napoli no Santiago Bernabéu e o Bayern encarara o Arsenal em Munique.
O desfile de craques promete duelos acirrados, com destaque para franceses e espanhóis - que terão Tite como espectador ilustre no Parque dos Príncipes. Afinal, PSG e Barcelona fazem o jogo mais esperado desde o sorteio dos confrontos das oitavas, que ocorreu em dezembro.
Leia mais
Final da Copa do Rei será realizada no Vicente Calderón
Thiago Silva não enfrenta Barcelona pela Liga dos Campeões
Emery garante que PSG "não se sente inferior" ao Barcelona
De um lado, o trio Messi, Suárez e Neymar buscará abrir vantagem para o jogo de volta no Camp Nou, que ocorrerá em oito de março. De outro, o tridente Lucas Moura, Di Maria e Cavani tentará fazer o fator local prevalecer.
No Estádio da Luz, Benfica e Borussia Dortmund prometem um duelo de ataque contra defesa. Enquanto os alemães contam com o franco-gabonês Aubameyang, goleador da Bundesliga com 17 gols, os portugueses apostam na experiência do zagueiro Luisão, que completa 500 jogos no Benfica. O jogo de volta também será em oito de março. Veja os atrativos dos duelos.
PSG X BARCELONA
17h45min - EI MAXX transmite
Foi na cidade uruguaia de Salto, distante 498 quilômetros de Montevidéu, onde os camisas 9 de PSG e Barcelona nasceram. Com Messi e Neymar a seu lado, Luis Suárez já conquistou a Liga dos Campeões, o Mundial e também foi bicampeão espanhol pelo Barça. Atual artilheiro do espanhol, com 18 gols (são 25 no ano), Luisito é um dos destaques da equipe treinada por Luís Enrique, atual vice-líder no nacional, um ponto atrás do Real Madrid.
No PSG, Edinson Cavani vive, segundo suas próprias palavras, o melhor momento da carreira. Atuando ao lado de Lucas Moura e Di María, o uruguaio é goleador do francês, com 25 gols - o time treinado por Unai Emery é vice-líder, três pontos atrás do Monaco. No total, o conterrâneo de Suárez marcou 33 vezes na temporada: também é vice artilheiro da Liga dos Campeões, com seis gols, e marcou outros dois na taça francesa.
– Nós viemos da mesma cidade, mas tivemos caminhos um pouco diferentes. Ele saiu de Salto muito pequeno, e eu fiquei por lá toda a infância. Depois jogamos em times diferentes em Montevidéu (Cavani no Danúbio e Suárez no Nacional) e nos juntamos na seleção – comentou Cavani sobre o duelo.
O PSG terá a baixa do zagueiro Thiago Silva, vetado por lesão muscular.
BENFICA X BORUSSIA DORTMUND
17h45min - EI MAXX 2 transmite
O outro confronto na tarde desta terça exibe duas equipes técnicas, mas que vivem momentos diferentes. O Borussia Dortmund, derrotado no último jogo pelo Alemão, contra o Darmstadt 98, está em quarto lugar e afastou-se da briga pelo título - o líder Bayern abriu 15 pontos de vantagem. O principal trunfo da equipe está no ataque: o goleador franco-gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, 27 anos. Atacante de velocidade, ele até já foi comparado com Usain Bolt.
Os dribles e arremates de Aubameyang serão o grande desafio para o Benfica. O clube português terá como destaque na defesa o zagueiro Luisão, que completará 500 jogos pela equipe hoje. Com 55 partidas já disputadas na Liga dos Campeões, o brasileiro, que se tornará o quarto jogador que mais atuou com a camisa do time de Lisboa, atual líder do Português, com 51 pontos.
A equipe tem o ex-gremista Jonas como dúvida - no treino de ontem, o último antes do jogo, o atacante foi poupado por conta de dores nas costas.
ZHESPORTES
Na Europa
Os atrativos dos confrontos desta terça pela Liga dos Campeões
PSG x Barcelona e Benfica x Borussia Dortmund abrem oitavas de final
Adriano de Carvalho
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project