Dentro de campo, o Grêmio terminou o ano em alta, com o título da Copa do Brasil, enquanto o Inter vive seu pior momento na história com o inédito rebaixamento à Série B do Brasileirão. Nas arquibancadas, no entanto, os dois rivais fizeram bonito: a dupla Gre-Nal fechou a temporada no top-5 do ranking de média de público pagante nos estádios do País, com vantagem para os tricolores, segundo estudo feito pelo Globoesporte.com.
Dono da quarta melhor média de público na temporada, o Grêmio teve 21.572 pagantes por jogo com seu mando ao longo de 2016. A marca ganhou força com as duas principais disputas tricolores na temporada, com a Libertadores e, principalmente, a Copa do Brasil – responsável pelo maior público da história da Arena. No total, foram cinco competições ao longo do ano, somando também Gauchão, Brasileirão e Primeira Liga.
Leia mais:
Grêmio cogita até "contrato sem prazo" para renovar com Renato
Inter e outros três gaúchos conhecerão adversários da primeira fase da Copa do Brasil nesta quinta
Instrutor de árbitros da CBF aponta perspectiva de uso de vídeo no Brasil
Foram 798.178 ingressos vendidos para os 37 jogos – 36 na Arena e um no Estádio do Vale, no Gauchão –, o que rendeu uma média de ocupação de 36% da Arena (considerando a capacidade de 60 mil pessoas no estádio). O Grêmio arrecadou um total de R$ 32,9 milhões com a bilheteria, com preço médio de R$ 41 por ingresso.
O Tricolor viveu uma situação curiosa: mandou jogos em todos os dias da semana. A melhor média por dia foi registrada na terça-feira, com o porém de ter apenas uma partida neste dia – contra o Toluca, pela Libertadores, com 31.782 pagantes. As quartas-feiras, com nove jogos, teve média de 29.748 pessoas, enquanto o domingo foi o dia com mais partidas realizadas, com 20.
Já o Inter viveu um bom ano em termos de presença de público, bem ao contrário do que se viu nos gramados. Com 20.372 pagantes por jogo, o Colorado teve a quinta melhor média do Brasil na temporada. O mérito vermelho foi a constância ao longo do ano, com apenas quatro jogos abaixo dos 20 mil pagantes no Brasileirão. Na competição, aliás, o Inter teve a terceira melhor marca, atrás apenas do campeão Palmeiras e do Corinthians, com 25.421 pessoas a cada jogo – mas o maior público colorado no ano foi registrado no Gauchão, na decisão contra o Juventude, com 37.179 ingressos vendidos.
O Beira-Rio recebeu 692.660 torcedores pagantes em 34 jogos – único estádio em que o Inter mandou jogos em 2016 –, com média de 40% de ocupação (considerando a capacidade de 52 mil pessoas). O valor médio do ingresso foi de R$ 27, com R$ 18,8 milhões de renda total.
Ao contrário do rival, o Inter recebeu partidas em apenas quatro dias da semana no ano, às quartas, quintas, sábados e domingos. Os domingos tiveram a melhor média, com 25.545 pessoas por jogo, e o maior número de jogos, com 12.
*ZHESPORTES