A sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em Porto Alegre, foi palco do anúncio dos grupos, da tabela de jogos e da fórmula da Divisão de Acesso 2017.
A competição terá 16 clubes, dará duas vagas ao Gauchão e começa em 5 de março. A principal novidade anunciada pela FGF é a volta do mata-mata na segunda fase. Na primeira fase, os clubes jogam em turno e returno dentro de suas respectivas chaves. Os lanternas serão rebaixados para a Terceirona.
Representante de Santa Maria na competição, o Inter-SM estreia contra o Aimoré, em São Leopoldo. Já o São Gabriel encara o Guarany-Ba, em Bagé. A 1ª rodada da Divisão de Acesso está marcada para 5 de março, um domingo.
Leia mais:
Círio Quadros treinará o São Gabriel em 2017
Vinicius Munhoz comandará o Inter-SM na Divisão de Acesso
Divulgadas as datas do Gauchão, da Divisão de Acesso e da Terceirona
Leia mais sobre a Divisão de Acesso
– A única surpresa foi o Aimoré ter entrado na nossa chave. Pela lógica, deveria ser o Lajeadense em função das distâncias que deverão ser percorridas. Vai ser um campeonato difícil. São clubes tradicionais e que já fizeram parte da elite gaúcha. Cada jogo vai ser uma batalha – avalia o presidente do Inter-SM, Heriberto Marquetto, que esteve presente na Capital junto ao técnico Vinicius Munhoz e ao diretor de futebol Cezar Saccol.
Alvarás de estádios
Outra questão debatida na reunião desta tarde foi a liberação dos estádios a partir da renovação de alvarás de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). A FGF determinou que um mês antes do começo do campeonato – 5 de fevereiro –, os clubes precisarão apresentar os quatro laudos técnicos exigidos pela entidade conforme acordo com o Ministério Público.
Na temporada 2016, Inter-SM e Riograndense jogaram boa parte da competição com portões fechados ou tiveram de adiar as suas partidas em casa em função das exigências impostas.