A manhã nublada e chuvosa de domingo em Porto Alegre foi também de tristeza na Arena do Grêmio, onde ocorria o sepultamento do zagueiro Filipe Machado, 32 anos, uma das 71 vítimas no acidente com o avião da Chapecoense, na última terça-feira. Desde às 8h, familiares e amigos se comoviam em torno do caixão, coberto por uma camisa com mensagem de apoio à Chape e cercado por fotos do atleta. A esposa, Aline Penteado Pereira Machado, era uma das mais inconformadas. Filipe deixa também uma filha de três anos. Às 10h, a cerimônia foi aberta aos fãs para que fizessem a última homenagem.
Leia mais:
Vítimas de acidente com voo da Chapecoense são sepultadas em todo o Brasil
Corpos de quatro jogadores da Chapecoense são velados em Porto Alegre
Corpos de jornalistas da RBS são velados em Pelotas e Terra de Areia
– É inacreditável que tenha ocorrido essa tragédia. Só agora, ao ver o caixão, é que a ficha caiu – lamentou o amigo de infância Marcelo Souza, 31.
Conhecidos desde os seis anos dos veraneios em Albatroz, Marcelo e Filipe jogavam bola juntos, se reuniam com as famílias e se divertiam nos churrascos entre amigos. Em razão da correria na vida do atleta, passaram a se ver apenas no verão. A última lembrança de Marcelo é do bom humor e o alto astral de Filipe, que vivia um dos melhores momentos da carreira na Chape.
– Era um cara muito feliz, sempre brincando com todo mundo. É muito triste essa perda – diz Marcelo.
Comovida com a tragédia e toda repercussão no meio esportivo mundial, Elaine Alves veio de Montenegro para se despedir de Filipe.
– Não conhecia ele, mas quis prestar uma homenagem pelo que esses jogadores passaram – lamentava ela, que pretendia ir também ao velório do atacante Everton Kempes, 34, na manhã de domingo no Crematório Metropolitano, em Porto Alegre.
Conforme o serviço funerário, o corpo de Filipe Machado foi trazido no sábado, às 23h, após o velório coletivo realizado na Arena Condá. No início da tarde deste domingo, foi levado ao Crematório Metropolitano São José, na Capital, para a cerimônia de despedida, que deve ser realizada até as 15h.
Natural de Gravataí, Filipe foi revelado pelo Internacional e teve uma trajetória de 14 anos no futebol. Passou por clubes como Fluminense, Esportivo-RS, CSKA Sofia (Bulgária), Salernitana (Itália), Inter Baku (Azerbaijão) e Al Dhafra (Emirados Árabes).