Não é Austrália, mas já é 2017 na Baixada. A apresentação do grupo xavante para o ano que vem aconteceu nesta terça-feira (27). E com cinco caras novas, em princípio. O lateral direito Éder Sciola, ex Sampaio Corrêa, o meia Aloísio, que também estava no Sampaio Corrêa, o meia Lenílson, ex Moto Clube, Tiago Silva, lateral esquerdo que estava no São José, da capital, e Jean Silva, atacante que estava no goiano Anápolis. Toda a comissão técnica também está confirmada e mantida.
A casamata xavante será liderada pelo treinador Rogério Zimmermann, que entra no inédito sexto ano. Com ele, o preparador físico João Beschorner, o auxiliar técnico Zeca Martins, o preparador de goleiros Alex Lessa e o analista de desempenho Marcos Zambiazi, também garantiram as permanências no clube.
Serão três competições em 2017. Primeira Liga e Gauchão, já em janeiro, e Brasileirão Série B a partir de maio. Mas quero destacar neste momento a definição de dois fatos importantíssimos que estão fora do campo, mas que certamente vão se refletir dentro das quatro linhas em um prazo relativamente curto.
O primeiro é a parceria com o Fragata do ex-capitão da seleção brasileira, o pelotense Emerson da Rosa. O Xavante usará o centro de treinamentos por cinco anos para desenvolver as categorias de base. Sempre entendi que um clube com o apelo popular do GE Brasil não poderia ficar sem essa fundamental fonte de recursos técnicos e financeiros. Lembrando que o xavante terá uma competição nacional sub-17 também no mês que vem.
A segunda notícia positiva é o pagamento da dívida com o pessoal das arquibancadas móveis. Isto permitirá, nos próximos dias, o desmonte da arquibancada da Juscelino, aquela maior que fica em frente ao pavilhão social. Para o lugar, será transferida a arquibancada móvel que hoje está do lado da General Neto, à esquerda das cabines de rádio. Na área da Neto, a Porto Cinco construirá as torres residenciais e o segundo módulo de arquibancada fixa da Baixada.
Enfim, é o nosso xavante se mexendo! No mais, quero desejar um feliz Ano Novo para todos os meus correligionários rubro-negros e, por que não, para a nossa gama gigante de adversários que teremos em 2017. Um grande ano para todos!