Com apenas mais uma rodada a ser disputada, Anderson Daronco já é o árbitro que mais apitou partidas na Série A do Brasileirão 2016. O santa-mariense de 35 anos comandou 22 jogos na competição. Em 2015, além de ser eleito o melhor árbitro do Campeonato Brasileiro, o gaúcho que faz parte do quadro da Fifa também foi mais escalado: foram 27 confrontos.
Na tarde de domingo, em seu 22º jogo na Série A, Daronco conduziu o duelo entre Palmeiras e Chapecoense, no Allianz Parque, em confronto que definiu o campeão brasileiro – o Palmeiras venceu por 1 a 0 e conquistou o título.
– Fico muito feliz em ser escalado de novo para um jogo desse porte. Para uma atividade tão desgastante e duramente criticada, fazer parte de dois jogos "finais" consecutivos é motivo de muito orgulho. São jogos assim que acabam marcando a carreira de um árbitro. E isso acaba sendo como um prêmio pelo trabalho desenvolvido – avalia Daronco.
Assim como em 2016, em 19 de novembro do ano passado, Daronco foi o árbitro da partida que deu ao Corinthians o hexa brasileiro, após empate em 1 a 1 contra o Vasco, em São Januário, três rodadas antes do fim da competição.
– Isso representa a confiança no meu nome – conclui Daronco que, além das 22 partidas na Série A, também apitou dois jogos na Sul-Americana, um na Copa do Brasil e oito no Gauchão, fora uma Libertadores de categorias de base no início do ano no Paraguai.
Os árbitros Luiz Flavio de Oliveira, de São Paulo, e Dewson Freitas da Silva, do Pará, com 20 jogos cada, vêm na sequência de Daronco entre os mais escalados no Brasileirão 2016.