O Cleveland Cavaliers, atual campeão da NBA, cumpre uma tradição na próxima quinta-feira e visita o presidente Barack Obama na Casa Branca. Mas esta pode ser a última vez, pelo menos em algum tempo, que a cerimônia se realizará – pelo menos com os elencos completos. Jalen Rose, ex-jogador da NBA e atual comentarista da ESPN americana, disse que os jogadores podem se recusar a visitar Donald Trump, eleito no pleito da última terça-feira.
– Donald Trump, durante sua candidatura, tornou-se um candidato polarizador. Isso incluiu, durante o caminho, insultar muitas pessoas. Então estas mesmas pessoas, como americanas, devem digerir que ele será o próximo presidente dos Estados Unidos. Como isso vai afetar os esportes? É o contrário de Tom Brady que, quando o seu time ganhou o campeonato, optou por não ir à Casa Branca, alegando conflito de agendas quando Barack Obama estava no escritório. O que vamos ver nos esportes profissionais, NBA e NFL, anote minhas palavras, haverá jogadores que vão recusar a oportunidade de visitar a Casa Branca durante o seu mandato – afirmou.
Leia mais:
Eleição de Trump provoca protestos em cidades dos EUA
Como está a projeção de playoffs da NFL após nove semanas
Com reedição do Super Bowl 49, as transmissões da semana 10 da NFL
Donald Trump foi vinculado ao mercado esportivo em algumas oportunidades – mas seu foco geralmente foi o futebol americano. Na década de 1980, foi dono do New Jersey Generals, da USFL. À época, ele foi considerado o grande responsável pela falência da liga ao forçar a troca do calendário para o outono americano, quando passou a competir diretamente com a NFL. Pouco antes de se candidatar à presidência, Trump ainda tentou comprar o Buffalo Bills, da NFL, mas não fechou o negócio.