Uma atleta brasileira quer seguir os passos de uma consagrada lutadora norte-americana. Luana Pinheiro, 23 anos, é faixa preta de judô, mas resolveu migrar para o MMA, modalidade que reúne todas as artes marciais e se popularizou nos últimos anos com o UFC.
– Quero ser como a Ronda (Rousey) – chegou a dizer Luana ao jornal Extra, no início do ano.
A inspiração faz sentido. Afinal, depois de conquistar uma medalha de bronze na Olimpíada de Pequim, em 2008, a norte-americana foi brilhar no MMA. A ideia de Luana, que chegou ao título brasileiro de judô em 2015, mas ficou de fora dos Jogos Rio 2016, é parecida: ganhar experiência para depois ir lutar no UFC.
– Meu objetivo é estar no UFC. Mas vai depender do meu desempenho. Não adianta lutar sem estar preparada 100%. Vou trabalhar duro para isso – afirmou.
Leia mais
Site elenca as lutadoras mais gatas do MMA Mundial
Conheça o evento de MMA que leva mulheres de calcinha e sutiã ao octógono
Luana estreou no MMA no final de semana passado com vitória no BH Fight Team, um evento realizado em Belo Horizonte, cidade onde ela mora e treina. Além do judô, a lutadora treina jiu-jitsu, muay thai e boxe, o que lhe ajudou a derrotar a adversária nessa primeira luta na nova modalidade. Questionada sobre a mudança de estilo de luta, respondeu:
– Meu pai me perguntou se eu já tinha brigado na rua e se eu aguentava um soco na cara. Ele disse que não ia servir para isso, que ia levar muita porrada na cabeça... Depois falei para ele que do mesmo jeito que me adaptei ao judô, eu me adaptaria no MMA. E vou aprender a bater também.
Fora do octógono, outra semelhança com Ronda: o título de musa. Se já era assim no judô, não seria diferente no MMA. São mais de 20 mil seguidores no Instagram e diversas fotos sensuais. Porém, garante que isso não tem influência na sua carreira.
– Não me importo com isso, porque não vai influenciar nada no que vou fazer. Sempre fui mais reconhecida por causa disso, não foi pelo lado que eu sempre quis, que era o esporte – lamentou.
Sorte do ginasta e namorado de Luana desde 2014, Fellipe Arakawa. Ambos já defenderam a Seleção Brasileira em suas modalidades.
Veja fotos da lutadora: