Em sua estreia no comando da Seleção, Tite terá pela frente a surpresa das Eliminatórias. Nos 2,8 mil metros de altitude de Quito, o Brasil enfrentará a seleção do Equador na próxima quinta-feira. Comandada pelo argentino Gustavo Quinteros, "La Tri"divide a liderança da classificatória à Copa do Mundo de 2018 com o Uruguai, ambos tem 13 pontos conquistados em seis jogos. Confira o que pensa o comandante da seleção equatoriana
Qual o maior desafio para enfrentar o Brasil?
Jogadores que desequilibram, mesmo que Tite ainda não tenha tido tempo para trabalhar. Qualquer jogador brasileiro pode ganhar individualmente um jogo. Mesmo sem uma equipe ainda consolidada, os convocados de todas as posições são muito bons. Teremos de estar no máximo das nossas condições para conseguir um bom resultado.
Leia mais
FOTO: após receber alta, Zagallo recebe visita de Tite e Parreira
CBF divulga vídeo dos bastidores da conquista do inédito ouro olímpico
Comentaristas avaliam primeiros nomes da Seleção Brasileira de Tite
A altitude de Quito será uma vantagem?
Desde criança, os equatorianos estão acostumados a jogar na altitude. Agora, a maioria dos nossos convocados não está atuando na altitude. Não creio que isto será um vantagem, não é mais. Para ganhar, teremos de jogar melhor que o rival. Se vencermos, será por merecimento.
Qual a principal arma do Equador para a partida contra o Brasil?
A nossa arma será a intensidade e a pressão. Tentar estar organizados, somos um time muito forte defensivamente e que pressiona para roubar a bola. Temos jogadores rápidos para acionar quando tivermos recuperado a bola. Nossa transição da defesa ao ataque é muito rápida. Tentaremos aproveitar estes fatores para surpreender ao Brasil.
Como parar Neymar?
Neymar, Coutinho, Willian, Gabriel e Taison são jogadores de muita qualidade. Temos que marcar bem. Mostraremos os lances de cada um deles aos nossos defensores para que se preparem. Não pensamos em parar Neymar, mas cortar as linha de passe a ele e roubar a bola para atacar.
Conhece o trabalho de Tite? Qual a expectativa que vocês têm de melhora da Seleção Brasileira?
Conheço Tite pelo trabalho que fez no Corinthians. Pelo que observei, é um técnico que preza pelo equilíbrio e que organiza muito suas equipes. Um treinador de muita experiência e que foi observar muitos dos jogadores que convocou nos seus clubes. Tenho certeza que fará um grande trabalho e que a motivação por um novo comandante será um fator importante para a Seleção.
Quem são os maiores adversários do Equador por uma das vagas para a Copa do Mundo?
Os adversário diretos do Equador neste momento são Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia e Chile. Cinco seleções muitos fortes. Para nos classificarmos ao Mundial de 2018, teremos de ter méritos suficientes para deixarmos uma dessas equipes de fora
Com a boa participação do país na Libertadores, grandes jogadores nas ligas mais importantes, o futebol do Equador evoluiu nos últimos anos?
Muito. Das quatro Copas passadas, nos classificamos para as últimas três consecutivamente. Vamos tentar somar os pontos necessários para aumentarmos este número.
*ZHESPORTES