O Grêmio foi derrotado pelo Flamengo - concorrente direto na briga pela ponta de cima da tabela - na manhã deste domingo (21), em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Motivados pela estreia do meia Diego com a camisa rubro-negra, os cariocas dominaram as ações da partida e fizeram 2 a 1 nos gaúchos no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Os gols do confronto foram marcados por Leandro Damião e Diego, para os mandantes, e Henrique Almeida descontou para o Tricolor.
Com o tropeço, o time comandado pelo técnico Roger estaciona nos 35 pontos, deixa o G-4, e ocupa, agora, a quinta colocação. Já a equipe treinada por Zé Ricardo chega a 37 e sobe para a terceira posição.
Os dois times voltam a entrar em campo na quarta-feira (24). Pela Sul-Americana, o Flamengo vai ao Orlando Scarpelli encarar o Figueirense. Já o Grêmio enfrenta o Atlético Paranaense na Arena da Baixada pela Copa do Brasil.
PRIMEIRO TEMPO
Os mandantes monopolizaram as primeiras oportunidades ofensivas na partida. Aos 11 minutos, Pará percebeu que Grohe estava adiantado e tentou surpreender o goleiro gremista. Da ponta direita, o lateral finalizou e carimbou o travessão. Damião, aos 24, caprichou na conclusão e, de bicicleta, exigiu boa defesa. No complemento da jogada, Rafael Vaz tentou uma puxeta e levou perigo ao Tricolor.
Aos 29 minutos, o placar foi aberto. Réver arrematou, e Geromel tocou com a mão na bola dentro da área. Na cobrança do pênalti, Damião tirou Grohe e correu para o abraço.
Já no fim da etapa inicial, o Flamengo quase ampliou a vantagem no marcador. Aos 43 minutos, Everton recebeu lançamento livre e, de dentro da área, deslocou Grohe. Quando a bola já se encaminhava para, mansamente, encontrar as redes, Marcelo Oliveira foi providencial e impediu o que seria o segundo gol da equipe carioca.
SEGUNDO TEMPO
Aos 10 minutos da etapa complementar, Jorge aproveitou sobra e mandou por cima da meta gremista. Três minutos depois, na melhor oportunidade do Grêmio até então, Bolaños perdeu a chance de igualar o placar. Douglas descolou lançamento primoroso para o equatoriano, que foi travado no momento da conclusão por Pará.
Diego, aos 24 minutos, completou, de cabeça, cruzamento de Pará e marcou o segundo gol do Flamengo.
A reação gremista foi quase imediata. Dois minutos depois, Henrique Almeida aproveitou bate-rebate na área e descontou para o Grêmio.
Aos 34, Maicon deu bobeira, e Mancuello chutou forte, à esquerda do gol. Já nos acréscimos, o gringo voltou a dar trabalho para o Grêmio. Aos 46, ele arrematou, e Grohe mandou para escanteio.
FICHA TÉCNICA:
Flamengo 2x1 Grêmio
Local: Estádio Mané Garrincha (DF)
Arbitragem: Raphael Claus (SP) apita a partida, auxiliado por Rogerio Pablos Zanardo (SP) e Danilo Ricardo Simon Mains (SP)
Flamengo: Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz, Jorge; Márcio Araújo, Cuéllar e Diego (Mancuello); Gabriel (Alan Patrick), Everton e Leandro Damião (Felipe Vizeu). Técnico: Zé Ricardo
Grêmio: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira (Lincoln), Pedro Geromel, Wallace Reis e Marcelo Oliveira; Ramiro, Maicon, Pedro Rocha, Douglas e Everton (Guilherme); Miller Bolaños (Henrique Almeida). Técnico: Roger Machado
Cartões amarelos: Geromel (GRE); Mancuello (FLA)
Gols: Leandro Damião, aos 29 minutos do primeiro tempo; Diego, aos 24 minutos do segundo tempo, Henrique Almeida, aos 26 minutos do primeiro tempo