Os 2.850m acima do nível do mar sempre são motivo de reclamação para quem joga em Quito. Mas o técnico do Equador, Gustavo Quinteros, não vê toda essa vantagem. Ele alega que apenas nove dos seus 23 convocados atuam em clubes de cidades com mais de 2.000m de altitude, e que eles também sentem o desgaste quando retornam para jogar pela seleção.
De qualquer maneira, a federação local fixou desde 2000 o Estádio Atahualpa como sede de todas as partidas das Eliminatórias para a Copa. De lá para cá, o Equador garantiu presença em três mundiais (2002, 2006 e 2014).
Leia mais:
No primeiro treino da Era Tite, Geromel aparece entre os titulares da Seleção Brasileira
Taison mostra personalidade: "Me vejo pronto para jogar na Seleção"
Homem de confiança de Tite, Giuliano fala em momento de evolução
Jogadores de confiança
Na sua primeira convocação, Tite chamou alguns atletas com os quais teve oportunidade de trabalhar. E já na coletiva inicial, dois deles foram escalados para a entrevista. Taison e Giuliano receberam inúmeras perguntas sobre a relação de confiança com o técnico.
Com desenvoltura, deram ótimas respostas e deixaram boa impressão na imprensa nacional. Giuliano destacou a parte tática do novo comandante da seleção, e Taison repetiu algumas vezes que Tite é diferenciado no momento de passar confiança aos jogadores.
Bola parada
Nos treinamentos de cobranças de faltas e escanteios, Tite pede o auxílio de dois integrantes da sua comissão técnica. O preparador de goleiros Taffarel, e o auxiliar Sylvinho (ex-lateral do Corinthians, Barcelona e Arsenal) são os responsáveis pelos cruzamentos para dentro da área. Com extrema facilidade, colocam a bola exatamente onde o técnico manda.
Tudo em dólar
O Equador tem a economia dolarizada desde 1999. Por aqui tudo é pago em dólar. O motivo da mudança foi a tentativa de conter a inflação e a desvalorização da moeda local, o sucre.
Impeachment
O julgamento do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff tem sido destaque na imprensa equatoriana. O assunto não ocupa as capas dos jornais, mas recebe um acompanhamento considerável da mídia local.