No Gre-Nal da ponta do Brasileirão 2016, o Grêmio levou a melhor. O time de Roger Machado conseguiu vantagem cedo, quando o Inter de Argel Fucks e três volantes ainda estudava o adversário. O gol de Douglas colocou os tricolores na vice-liderança do campeonato, enquanto o Inter não conseguiu se recuperar da sequência negativa: em cinco jogos, apenas um ponto foi conquistado.
FESTA DA TORCIDA NO DOMINGO DE MANHÃ
O horário das 11h da manhã e o veranico de julho contribuíram para um Beira-Rio lotado neste domingo. O estádio recebeu 40.686 torcedores, e a torcida mista continuou sendo um dos sucessos do clássico.
FREIO NO TRATOR COLORADO
Se Argel decidiu iniciar o Gre-Nal com três volantes para reforçar a defesa, a estratégia veio abaixo logo aos 19 minutos de jogo. Pelo meio, Luan encontrou Everton. O atacante levou vantagem em cima de William e bateu forte. Muriel espalmou nos pés de Douglas, que completou para o fundo do gol.
PRIMEIRO TEMPO TRUNCADO
Logo depois de tomar o gol, Argel desmontou sua estratégia inicial com três volantes. O técnico sacou Fernando Bob e colocou Gustavo Ferrareis no jogo. Apesar da troca, os colorados continuaram com dificuldades para chegar na frente. Com muita marcação no meio de campo de ambos times, as oportunidades perigosas foram raras. A mais contundente do Grêmio ocorreu aos 33 minutos de jogo, quando Everton entrou na área, driblou a defesa, e passou para Douglas. O camisa 10 chutou por cima, mas a bola passou muito perto do gol de Muriel. Do lado do Inter, Sasha tentou um chute, mas sem qualquer ameaça a Marcelo Grohe.
REAÇÃO COLORADA NA ETAPA COMPLEMENTAR
Em 15 minutos no segundo tempo, o Inter conseguiu os mesmos cinco escanteios que cobrou em todo o primeiro tempo. Os colorados fizeram pressão forte no início da etapa complementar, que culminou na melhor chance do Inter até então na partida. Dentro da área, Paulão driblou pela esquerda e chutou cruzado. A bola passou muito perto da trave do lado oposto. Depois de esfriar um pouco o ritmo, o Inter voltou a pressionar no fim da partida, quando Vitinho passou por dois e chutou, mas a Thyere desviou para escanteio.
VOLTA DE VALDÍVIA
Após sete meses fora, Valdívia voltou a atuar pelo Inter. O jovem se lesionou em novembro do ano passado, com a Seleção Olímpica. Após cirurgia no joelho, Valdívia se recuperou e entrou no segundo tempo no Gre-Nal.
TÉCNICO DA SELEÇÃO NO BEIRA-RIO
Novo técnico da Seleção Brasileira, Tite foi ao Beira-Rio acompanhar o Gre-Nal. O treinador, que já comandou as duas equipes, falou sobre a sensação de acompanhar a partida em seu novo cargo.
"Uma situação diferente que não vivi até então. Querendo ver um grande clássico. Vendo o quanto um grande jogos mobiliza. Fico torcendo para a qualidade do jogo", afirmou o técnico em entrevista à Gaúcha.
SITUAÇÃO NA TABELA
Com a vitória, o Grêmio soma 24 pontos no Brasileirão e ocupa a segunda colocação na tabela. Até o fim da rodada, os gremistas têm de secar o Corinthians, que enfrenta o Palmeiras às 16h, para permanecer na vice-liderança. Já os colorados permanecem com 20 pontos, na quarta posição.
FICHA TÉCNICA:
Inter 0x1 Grêmio
Brasileirão - 13ª rodada
Beira-Rio, Porto Alegre
Inter: Muriel; William, Paulão, Ernando e Artur; Fernando Bob (Gustavo Ferrareis), Rodrigo Dourado, Fabinho e Seijas (Valdívia); Sasha (Anderson) e Vitinho. Técnico: Argel Fucks
Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Rafael Thyere, Fred e Marcelo Oliveira; Wallace, Jaílson (Ramiro), Douglas (Miller Bolaños) e Giuliano; Everton (Pedro Rocha) e Luan. Técnico: Roger Machado
Gol: Douglas, aos 19 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Anderson, Artur, Fernando Bob e Vitinho (INT); Luan e Marcelo Grohe