Alcindo Martha de Freitas, ídolo da história do Grêmio, está internado no Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, e precisa de doação de sangue (qualquer tipo). Alcindo está com 71 anos e vem passando por complicações nos últimos meses por conta do diabetes e de problemas nos rins.
O ex-jogador é o maior artilheiro da história do Grêmio. São 264 gols marcados, além de seis títulos gaúchos conquistados: de 1964 até 1968 e ainda 1977. O 'Bugre', como era conhecido, é também o maior goleador da era Estádio Olímpico com 129 gols em 186 jogos. Ele teve duas passagens pelo Tricolor: de 1964 a 1971 e ainda em 1977.
Alcindo participou da Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, com a Seleção Brasileira. Fazia dupla de ataque com Tostão e era acompanhado por Pelé e Garrincha no time treinado por Vicente Feola. O Brasil acabou eliminado na primeira fase do torneio naquela oportunidade.
O jogo mais marcante na carreira de Alcindo, inclusive admitido por ele próprio, foi em fevereiro de 1966. Com 21 anos, o Grêmio recebeu a União Soviética no Olímpico. Em tempos de Guerra Fria, havia grande expectativa na presença da campeã da Eurocopa de 1960 e medalhista de ouro na Olimpíada de 1956 em solo brasileiro. Além disso, a presença de uma das lendas do futebol mundial: o goleiro Lev Yashin (Aranha Negra), único da posição a ganhar a Bola de Ouro até hoje. Ele estava com a delegação, mas não entrou em campo.
O Grêmio venceu por 2 a 0, com dois gols de Alcindo. Uma atuação de luxo vista de perto pelo então presidente da CBD, João Havelange, que estava nas tribunas do Olímpico. O jogo foi definitivo para confirmar o 'Bugre' na Copa de 66.
Faça a doação no Hospital São Lucas da PUCRS
Av. Ipiranga, 6690
Telefone: 3320-3000