O jornalista Silvio Benfica começou a trabalhar em rádio muito cedo. O ex-repórter, que nasceu em Osório, foi o convidado deste sábado (02), do Paredão do Guerrinha, e contou sua trajetória até virar apresentador dos programas Esportes ao Meio Dia, Bola Parada e Balanço Final.
"Eu estou nessa desde os 14 anos de idade, desde 1969. Eu era folguista de operador de som. Minha primeira função na carteira profissional é operador de som, na Rádio Osório, com meu pai, que era o diretor artístico da rádio. Com 15 anos eu comecei em definitivo", lembrou.
Silvio contou que, por ser uma rádio pequena, fazia diversas funções, inclusive como locutor. Quanto mais o tempo passava, mais ele acumulava bagagem.
"Eu vim pra Porto Alegre e procurei a Rádio Farroupilha, que transmitia na época o Campeonato Gaúcho. Eu fiz um teste e fui aprovado como repórter, estreei em um jogo do Grêmio contra o Caxias. A rádio tinha dificuldades financeiras e eu voltei pra Osório. Aí em 84 eu vim de forma definitiva pra trabalhar na Gaúcha", revelou.
Benfica foi, por 22 anos, repórter de campo. Ele decidiu mudar de função na Copa do Mundo de 2006, mas foi apenas no mundial de clubes concretizou seu desejo. Inter e Barcelona, a final do Mundial de Clubes, foi seu último jogo em um estádio.
"Sentir saudades a gente sente, é um ambiente maravilhoso. Tu convive com jogadores, com profissionais, com colegas. Tu vai ganhando a confiança mantendo uma relação profissional", admitiu.
Ouça na íntegra o Paredão do Guerrinha com Silvio Benfica: