O santa-mariense Eduardo Menezes, 36 anos, o Duda, foi um dos quatro cavaleiros convocados para a equipe de saltos titular do Rio 2016.
– É um sonho que tenho desde os 8 anos de idade. Um sonho nascido na Estância do Minuano, que, finalmente, poderei realizar. Vou dar o meu melhor para trazer a medalha – comemorou Duda.
Além dele, Santa Maria estará representada nos Jogos por Gilvan Ribeiro, na canoagem, e Maria Portela, no judô.
– É muito emocionante. O Eduardo sonha com as Olimpíadas desde que ele começou a montar. Todos os atletas querem participar de uma Olimpíada. Como família, estamos muito felizes de ele ter realizado esse sonho – disse Camila Menezes, irmã e assistente pessoal de Duda.
"Ele foi em busca do sonho dele"
Eduardo Menezes deu os seus primeiros saltos na Estância do Minuano, em Santa Maria. Foi embora do Rio Grande do Sul com a família aos 14 anos. Em Florianópolis, ele se especializou em montaria e ganhou o mundo até chegar à seleção brasileira de hipismo.
– Sempre se mostrou uma criança com uma técnica bastante arrojada. Também era disciplinado. Víamos que ele tinha futuro. Tinha qualidade para ser um atleta na equitação. Até que foi para o mundo – disse o coronel da reserva da Brigada Militar Antonio Roque Francisco Ferreira, 61 anos, um dos primeiros instrutores de equitação de Eduardo Menezes na Estância do Minuano, no final da década de 1980.
Leia mais:
Givago Ribeiro será comentarista em canal de TV
Maria Portela é confirmada nos Jogos Olímpicos do Rio
Gilvan Ribeiro vence e garante vaga no Rio 2016
"O garoto do bairro Campestre chegou à lua em seu caiaque"
"Representar minha cidade me motiva a lutar com raça"
Leia mais sobre o Rio 2016
No ano passado, Menezes participou da equipe do Brasil no Pan-Americano de Toronto. Atualmente, ele reside na cidade de Carlsbad, no Estado da Califórnia, nos EUA, onde tem negócio de venda de cavalos.
– A família do Duda (Eduardo Menezes) era muito próxima da minha. Estávamos sempre juntos, como se fôssemos primos. Todos os finais de semana passávamos juntos. Ele foi em busca do sonho dele. É coroar uma trajetória de sucesso. Sabemos de todo o esforço dele. Meu envolvimento com ele é como o de um irmão. Quase chorei na hora em que fiquei sabendo da conquista da vaga – comentou Ricardo Manica, conhecido como Seco Manica, que é atleta de tiro ao prato em Santa Maria e um grande amigo de Duda.
Duda é casado com Leticia Menezes, 36 anos, e é pai do pequeno Luca, de 3. A mulher dele está à espera do segundo filho do casal, que deve nascer em outubro. Parte da família Menezes mora em Florianópolis. Na noite desta segunda-feira, os pais de Eduardo, Mauro, 71, e Beth, 63, e as irmãs, Camila, 40, e Carolina, 38, comemoraram a conquista de Duda em um jantar na capital catarinense. Ele também tem parentes em Santa Maria, como tios e primos.
– É um momento de muita emoção e alegria para nós. Eu e minha mulher ficamos radiantes. Nossas filhas, os amigos, os tios, os primos. É, verdadeiramente, uma vitória do Eduardo. É o prêmio da sua dedicação e da sua capacidade, como atleta e como cavaleiro. É o coroamento de uma vida de esporte – emocionou-se o pai de Eduardo, Mauro Menezes, que foi juiz durante 13 anos em Santa Maria.
Eduardo Menezes vem colecionando excelentes resultados em nível internacional. Ainda em 2015, antes do Pan, Duda ficou em primeiro lugar no Meadows Cup, torneio de saltos realizado no Canadá, e faturou mais de R$ 100 mil. Mais informações sobre a competição da saltos no Rio 2016 em www.noellefloyd.com.