O Santa Maria Soldiers começou vencendo a primeira batalha em busca do título e da vaga à elite do futebol americano do Brasil. No sábado, no Estádio Presidente Vargas, pela estreia da Liga Nacional da modalidade, a segunda divisão brasileira, os soldados santa-marienses não deram chances aos seus principais rivais e venceram o Porto Alegre Pumpkins pelo placar de 30 a 0.
Só o kicker (chutador) Maurício Faé marcou 12 pontos, com três field goals (chute entre as traves, que vale três pontos cada) e também três extra points (que valem um ponto cada), após os touchdowns (pontuação máxima, que vale seis pontos cada) do wide receiver Alexandre Macagnan, do tight end Paulo Muraro e do full back Márlon Limana.
Apesar da vitória elástica em um clássico do futebol americano gaúcho, já que o confronto entre Soldiers e Pumpkins para muitos é a maior rivalidade do Estado, não tira o foco dos atletas e não deixa de evidenciar os pontos que precisam ser melhorados.
– A vitória é importante para manter o foco, a concentração, o alto astral e esse pensamento de vitória. Mas, por mais que tenhamos feito 30 pontos, precisamos nos entrosar um pouco mais com o Douglas (Rodrigues), que treinou muito pouco, mas mostrou que temos um bom futuro. A defesa, nos últimos três jogos, tomamos apenas três pontos, e estamos de parabéns. O jogo foi bom, foi uma vitória maiúscula, mas ainda temos pontos a melhorar – avalia o presidente do Soldiers, Diogo Hartz.
Sobre o próximo adversário pela Conferência Sul, o estreante Bento Gonçalves Snakes, daqui a praticamente um mês, em 14 de agosto, na Serra, o presidente espera uma partida difícil para os atuais tricampeões gaúchos, mesmo depois da vitória sobre o Snakes pelo estadual deste ano, por 43 a 6.
– O Snakes está treinando há bastante tempo e estão melhorando. O fato de termos vencido eles no Estadual não quer dizer nada, cada jogo é um jogo, e temos que ir lá e ganhar. O tempo até esse jogo será favorável, pois dá mais tempo para treinamento, e quanto mais nos aperfeiçoarmos, melhor – adianta Hartz.
O Estádio Presidente Vargas recebeu quase 800 pessoas para o jogo. Conforme o presidente, a expectativa do clube é que um público maior fosse assistir a partida. No entanto, Hartz diz que o frio e o mau tempo durante a semana podem ter prejudicado. A direção e os jogadores esperam que no próximo compromisso em casa, no dia 27 de agosto, contra o Santa Cruz Chacais, o recorde de público de mil pessoas, registrados na estreia do Gauchão deste ano seja quebrado.